TORNEIO RIO-MINAS 2024: DOMÍNIO MINEIRO MARCA A COMPETIÇÃO
Foi realizada nos dias 13 e 14 de julho de 2024 a 10ª Edição do Torneio Rio-Minas, tradicional evento da Regra 3 Toques, que conta com a participação de atletas filiados à FEFUMERJ (Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro) e FEFUMEMGE (Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais).
O evento foi disputado no Departamento de Futebol de Mesa do Olaria Atlético Clube, que disponibilizou aos botonistas inscritos suas excelentes dependências, com confortável climatização, mesas de qualidade e organização exemplar em todos os aspectos. Fica desde já consignado o agradecimento da Direção da Regra 3 Toques no Rio de Janeiro aos amigos do Olaria, e em especial a Marcus Simonini e Hércules, incansáveis no apoio para que o evento fosse um grande sucesso.
Os participantes foram divididos em 4 (quatro) grupos, se classificando para a Série Ouro da competição os três primeiros colocados de cada grupo. Os demais passaram a integrar a Série Prata.
Pelo Grupo A, considerado por muitos como “o grupo da morte”, Evandro Gomes, do Vasco da Gama, se classificou em primeiro lugar, garantindo a vaga direta nas Quartas de Final da competição. Seguiram para a Série Ouro Wendel Cordeiro (Liberdade-MG) e José Ricardo Lage (CRVG).
No Grupo B, Carlos Antônio (Tupi-MG) assegurou o primeiro posto, seguido por Bruno Machado (Flamengo) e Antônio Ornelas (Vasco).
Pelo Grupo C, Leonardo Stumpf (Tupi-MG) obteve a vaga direta para as Quartas, seguido por Éder Patrocínio (Vasco) e Claudio Figueiredo (Fluminense).
Por fim, o Grupo D apresentou ao final a liderança de Leonardo Duguet (Chacal-MG), seguido por Valmir Ribeiro (Fluminense) e Dudu Costa (Flamengo).
Na segunda fase da competição foram feitos confrontos eliminatórios entre os segundos e terceiros colocados dos grupos, sendo que os primeiros possuíam a vantagem do empate. Os resultados foram os seguintes:
– Éder 1 x 0 Dudu;
– Valmir 1 x 0 Claudio;
– Bruno M. 0 x 2 José Ricardo;
– Wendel 2 x 1 Antonio Ornelas.
Assim, as Quartas de Final do 10⁰ Torneio Rio-Minas apresentaram os seguintes confrontos (vantagem do empate da coluna da esquerda):
– Evandro 0 x 1 Éder;
– Carlos Antônio 1 x 0 Valmir;
– Léo Stumpf 0 x 0 José Ricardo;
– Léo Duguet 0 x 0 Wendel.
Definidas as semifinais, já se sabia de antemão que ao menos um botonista do Tupi (MG) estaria na final da competição. Os resultados das semis foram:
– Carlos Antônio 0 x 1 Léo Stumpf;
– Léo Duguet 1 x 1 Éder.
Desta forma, foi apontada uma finalíssima mineira entre os dois Leonardos: Duguet, contando com o empate, e Stumpf. E em uma partida de alto nível e impecável aproveitamento de chute por parte do primeiro, Leonardo Duguet superou Leonardo Stumpf pelo placar de 4 a 2, levando o troféu para o Clube Chacal, de Juiz de Fora.
Pela Série Prata, entretanto, deu Rio de Janeiro. Em uma final carioca, Carlos Henrique (Flamengo) superou Bernardo Pires (Vasco da Gama), pelo placar de 1 a 0.
Foi um evento marcado por um constante clima de amizade e respeito, tendo sido oferecido aos participantes, na noite de sábado, um belíssimo churrasco nas dependências do Olaria, dirigido pelo nosso amigo Netinho, a quem deixamos nosso agradecimento.
Agora, o foco passa a ser a Copa do Brasil da modalidade, a ser disputada nos dias 17 e 18 de agosto, em Brasília – DF. Nos vemos na capital da República!
Texto: Bruno Machado