34º BRASILEIRO INDIVIDUAL – RIO DE JANEIRO FICA COM O VICE-CAMPEONATO ADULTO
O Rio de Janeiro foi representado por 28 atletas na 34ª edição do Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa Brianezi, da regra 12 toques, no Hotel Blue Tree, em Londrina, no Paraná, entre os dias 30 de maio e 2 de junho.
A competição, organizada pela Federação Paranaense de Futebol de Botão, com a chancela da CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, teve a presença de 240 atletas, sendo 128 da categoria adulto(principal), 96 na máster(48+) e 16 na sub-18. Além do Distrito Federal, foram 13 estados representados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Além dos atletas dos times do Rio, Flamengo, Fluminense, Vasco, America, Friburguense e União Futmesa, atletas de clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Londrina, Sport, Atlético-GO, Avaí e Ceará também estiveram presentes na disputa.
Foi por muito pouco
Na categoria adulto, 1ª Divisão, o título não veio por muito pouco. O atleta Marcus Vinicius, natural de Nova Friburgo, que atualmente defende as cores do Vasco da Gama, foi o vice-campeão da competição após levar o gol de Thiago (São Paulo) no último chute. Placar Final: 6 a 5 para o atleta paulista, que teve 100% de aproveitamento nos chutes da final. O atleta fluminense errou apenas uma bola, que decidiu o título, já que o empate era do vascaíno Marcus Vinicius.
E quem disse que o raio não cai no mesmo lugar duas vezes? No ano passado, no campeonato realizado no ParkJacarepaguá (RJ), Marcus Vinicius também levou o gol no último chute de Quinho, atualmente no Palmeiras, mas que na ocasião jogava no XV de Socorro-SP e empatou o jogo e ficou com o título.
Ainda na Divisão de elite do Futebol de Mesa brasileiro, destaque para Nando (Vasco), Clóvis Pirica (Friburguense) e Thiago Penna (Vasco) que terminaram na 6ª, 14ª e 15ª posições, respectivamente.
Festa na Serra
Já na 2ª Divisão, a famosa Série Prata, Hiago (Friburguense) foi o grande campeão após derrotar o atual campeão mundial, Albarello, na final. No ano em que a Associação Friburguense de Futebol de Mesa completa 40 anos, o time da Serra leva de volta na bagagem esse importante título. O jovem Hiago, hoje, é uma realidade do futmesa do Rio de Janeiro, sendo um dos melhores atletas da regra 12 toques. Na mesma Série, Marcos Antunes (Fluminense) terminou na 4ª colocação.
Categoria Máster (48+)
Bad, do America, foi o destaque do Rio de Janeiro nesta categoria. Foi o único representante do Estado que chegou na 1ª Divisão, terminando na 12ª posição. Após três jogos muitos disputados na fase anterior ao mata-mata, foi superado duas vezes pelo placar de 6 a 5 e ficou de fora das Quartas de Finais.
O grande campeão foi Éder Sérgio, da AABB, de Caruaru-PE, que superou Anoel (Corinthians) na final.
Armando Amêndola (Flamengo) foi o campeão da 2ª Divisão (Série Prata). O multicampeão, que já venceu o Brasileiro em 2022, no Morumbi, sofreu um revés no segundo dia de competição e não se classificou pra Série principal, mas seguiu firme e conquistou mais um título em sua excelente trajetória. Ramos (America) terminou na 4ª colocação. Já Moacir Henze, também atleta rubro, foi o vice-campeão da 3ª Divisão (Série Bronze) máster.
Sub-18
João Antônio (Londrina) foi o grande campeão ao vencer o paulista Manu na final da competição. Este foi o segundo título consecutivo do atleta paranaense.
Na TV/Internet
A competição foi transmitida ao vivo pelo canal Mundo Botonista no YouTube, meio de comunicação oficial do 34º Campeonato Brasileiro Brianezi Individual de Futebol de Mesa, e os vídeos estão disponíveis para quem quiser assistir ou rever os melhores momentos desta grande competição.
Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente 12 Toques | FEFUMERJ