ITÁLIA DOMINA O CAMPEONATO EUROPEU 2023 DE SUBBUTEO
O Campeonato Europeu de Subbuteo 2023, organizado pela Federation International Sport Table Football (FISTF), foi disputado no sábado, 16 e no domingo, 17 de setembro, em Gibraltar.No sábado, foram disputados os Torneios Individuais nas diversas Categorias de Futebol de Mesa: Open, Veteranos, Sub20, Sub16, Sub12 e Ladies. No domingo, foi a vez da Competição por Equipes nas mesmas categorias. Como é tradição, os Azzurri, envolvidos nos vários torneios, conquistaram 9 medalhas de ouro das 12 em disputa, e obtiveram vários outros pódios.
CATEGORIA OPEN: CARLOS FLORES (ESPANHA) VENCE O INDIVIDUAL E A ITÁLIA FATURA O TORNEIO DE EQUIPES
Na categoria Open Individual, disputada no sábado, participaram os 48 melhores atletas de toda a Europa. O título de campeão foi conquistada pelo espanhol Carlos Flores, que na final venceu o italiano Saverio Bari (F.lli Bari Reggio Emilia), também na morte súbita, pelo placar final de 3 a 2, fazendo valer sua condição de líder do ranking FISTF. Christophe Dheur, da Bélgica, e Mark Gauci, de Malta completam o pódio.
Tal como aconteceu na recente Copa do Mundo, a Seleção da Categoria Open da Itália, composta por Luca Battista, Saverio Bari, Micael Caviglia, Matteo Ciccarelli, Filippo Cubeta e Claudio La Torre, conquistou o título, vencendo na final a Bélgica (mesma adversária na Copa do Mundo) na Morte Súbita (o Gol de Ouro), após o tempo regulamentar ter terminado com o resultado de 2 a 2, sagrando-se, consequentemente, Campeã Europeia. No pódio, além destas duas seleções, também Espanha e Malta, eliminadas nas semifinais.
VETERANOS: SUCESSO DUPLO ITALIANO , COM A AZZURRA E COM FERDINANDO GASPARINI NO INDIVIDUAL
A Seleção Italiana de Veteranos (maiores de 45 anos) do Comissário Técnico Massimo Bolognino, e composta por Massimo Bolognino, Gianfranco Calonico, Fabrizio Fedele, Ferdinando Gasparini, Patrizio Lazzaretti e Francesco Mattiangeli, sagrou-se Campeã Europeia da sua categoria, ao enfrentar Malta na final, tendo melhor saldo geral de gols no final do tempo regulamentar, após o resultado final nas quatro mesas ter terminadoempatado, com o resultado de 2 a 2. Bélgica e Gibraltar pararam na semifinal.
Também no Torneio Individual de Veteranos estiveram presentes 48 atletas e a vitória foi conquistada pelo italiano Ferdinando Gasparini (Salernitana), que venceu com facilidade o espanhol Vicenç Prats na final, com o resultado de 3 a 0. Outros dois italianos completaram o pódio: o histórico atleta Massimo Bolognino (Eagles Napoli) e o atual Campeão Mundial Individual desta categoria, Gianfranco Calonico (Master Sanremo).
SUB20: ITALIANOS DOMINAM EQUIPE E INDIVIDUAL
Na categoria Sub20, a Itália confirmou-se como pioneira nesta modalidade desportiva ao conquistar os quatro lugares do pódio no torneio Individual, emergindo claramente entre os 15 jovens jogadores mais fortes do continente, e conquistando também a medalha de ouro na competição por equipas. A seleção italiana sub-20 foi composta por Matteo Esposito, Mattia Ferrante, Giorgio Giudice, Leonardo Giudice, Riccardo Natoli e Luca Riccio venceu a Bélgica por 4 a 0 e conquistou o título de Campeão Europeu do próprio categoria.
Uma coleção de medalhas também na Competição Individual Sub20, com a vitória final a ser conquistada por Mattia Ferrante (Fiamme Azzurre Roma), já ex-campeão europeu Sub16, que venceu por pouco o seu companheiro de seleção, Leonardo Giudice (SC Labronico) na final) . Os italianos Riccardo Natoli (Messina) e Matteo Esposito (Fighters Napoli) ficaram nas semifinais.
SUB 16: ITÁLIA CAMPEÃ EUROPEIA E VENCE TAMBÉM NO INDIVIDUAL
Também na categoria Sub16 os italianos venceram a competição por equipes e conquistaram o título de Campeões Europeus. A seleção italiana Sub16 composta por Riccardo Berioli, Angelo Bisio, Nicolò Colossi, Federico Da Re, Sean Filippella Nasti e Francesco Manfredelli, venceu a seleção belga por 3 a 1 na final e conquistou o mais precioso metálica.
No Torneio Individual Sub16 os italianos subiram todos os degraus do pódio, com Francesco Manfredelli (Eagles Napoli) conquistando a medalha de ouro ao vencer Angelo Bisio (Stella Artois Milano) na final, com resultado de 3 a 0. Completam o pódio Riccardo Berioli (US Valponte) e o belga Jérôme Cyganek. Houve um total de 25 atletas presentes neste torneio.
O ITALIANO SUB12 GANHA MEDALHA DE OURO INDIVIDUAL E EQUIPE
Triunfo italiano também na categoria Sub12, com os jogadores da seleção italiana, Alberto Barattucci, Samuele Bignardi, Alberto Capoferri, Davide Del Ben e Lorenzo Sani que venceu a Espanha por 3 a 1.
No torneio individual, David de Ven (ITA) venceu o espanhol Jukià Rosa pelo placar de 6 a 1.
A CATEGORIA LADIES FOI DOMINADA PELAS BELGAS
A equipe da Bégica, formada por Delphine Dieudonne, Elodie Bertholet, Emilie Despretz, Léa Despretz, Mélina Scheen e Olivia Huet venceram sem dificuldade o torneio por equipes ao enfrentar as atletas da Alemanha em duas partidas, pelos placares de 3 a 2 e 3 a 1.
O torneio individual, que contou com atletas de Portugal, França, Espanha e Itália, ademais da Bélgica e Alemanha, teve uma final belga vencida na morte súbita (tempo normal 1 a 1) por Emilie Despretz contra a campioníssima Delphine Dieudonne. A líder do ranking FISTF, Carolina Villarigues (POR), que venceu todos os seus jogos na parou na semifinal quando perdeu para Delphine Dieudonne pelo placar de 3 a 2.
Fontes: www.sevenpress.com/ e https://fistf.com/EuropeanChampionship/2023/
Fotos: https://www.ilcalcioquotidiano.it/