BOTÃO NÃO: PARKJACAREPAGUÁ TERÁ DISPUTA DE FUTEBOL DE MESA
Futebol de mesa pode ser a maior diversão, mas para muitos o esporte é coisa séria, e nem pense em usar o termo botão. De quinta a domingo que vem (08 A 11/06/2023), o centro de convenções do shopping ParkJacarepaguá vai sediar a 33ª edição do Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa. A modalidade disputada será a 12 toques, criada no Brasil e reconhecida internacionalmente. São esperados 240 atletas federados pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, que se dividirão nas categorias adulto, máster e sub-18.
—Embora não seja muito conhecido, o futebol de mesa é reconhecido como esporte. É amador, mas totalmente organizado. Esta modalidade é a que tem mais atletas, e hoje nenhum outro esporte tem tantos clubes de camisa como o nosso, o que ajuda na força do campeonato —diz o organizador, Igor Monteiro, atleta do Vasco da Gama.
—O último campeonato foi no Morumbi. Neste, aumentamos o número de inscrições: serão 64 mesas, com 128 jogadores competindo ao mesmo tempo.
Dos participantes, 51 são do Rio, de clubes como Fluminense, America, Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama, Friburguense, América de Três Rios e Liga Campista. Além do Distrito Federal, o campeonato terá ainda atletas de 14 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
—Acredito que esse será o maior evento de futebol de mesa já realizado no país. Vai ser muito interessante fazer esse intercâmbio e trocar experiências e conhecimento com os maiores atletas do esporte —afirma Rogério Masoni, atual campeão gaúcho por equipes, que virá ao Rio para participar da competição.
Vencedores de outras edições estarão presentes. Entre eles o atual campeão da categoria máster, Armando Amêndola, do Flamengo. Já Rhaniery Jardim é o atleta com maior número de títulos, seis no total, sendo quatro na categoria sub-15 e dois na sub-18. Atualmente, Jardim joga pelo Vasco, único clube do país a conquistar títulos em todas as categorias, e busca ser o vencedor em seu primeiro campeonato. O evento é aberto ao público, que poderá assistir às partidas e participar de oficinas que vão ensinar a regra oficial da modalidade. Quem preferir ver de casa poderá acompanhar a transmissão dos jogos ao vivo, com narração de Jeferson Carvalho, pelo canal do YouTube @MundoBotonistaoficial.
De quinta a sábado, o campeonato vai das 10h às 20h; e no domingo, das 10h às 16h. A primeira partida, da categoria adulto, será às 15h de quinta. Sexta e sábado, a programação terá início às 10h, com as categorias máster e sub-18, seguidas pela adulto, a partir das 15h. Domingo, as três categorias competem das 10h às 14h; e às 15h haverá a premiação.
Reprodução: O Globo Barra
Texto: Maírah Rubim maira.rubim@oglobo.com.br
Imagens: Site Fefumerj e @MundoBotonistaoficial