TORNEIO CIDADE DE BARCELONA 2023 – REGRA CATALÃ

O Torneio Cidade de Barcelona 2023 foi realizado no sábado, 11 de março de 2023, na sede da Associacó Calatalan de Futbol Botons (ACFB) e contou com a participação de 25 jogadores de associações como BAP, Reus, Osona, Esplugues e da própria ACFB. Este torneio foi disputado com equipes com botões de 3,5 cm. de diâmetro mais com o goleiro de 4 cm..

Na final, Spartakus se impôs ao Spòrting de Gràcia por 2-1 (desempate no gol de outro). O Real Madrid ganhou o torneio de consolação.

O torneio contou com a presença de Ernest Maragall do partido político Esquerra Republicana de Catalunya na Câmara Municipal, vice-presidente para a Área Internacional e Cooperação da região metropolitana de Barcelona e deputado do Parlamento da Catalunha por Barcelona, que teve a oportunidade de recordor sua experiência como jogador de futebol de botão.

O Parlamento da Catalunha encaminhou, recentemente, ao governo catalão as seguintes propostas:

1. Reconhecer o futebol de botão como esporte.

2. Acompanhar e assessorar as associações Associació Catalana de Futbol Botons, Barcelona Futbol Botons Associació, Secció de Futbol botons del Foment Hortenc, Botonaires Associats de Palautordera, Associació de Futbol amb Botons d’Osona, Associació Reusenca de Futbol botons, Sant Joan Despí Futbol botons Associació i Esplugues Futbol Botons Associació, para serem reconhecidas como entidades desportivas.

3. Solicitar às associações referidas no número anterior, nos termos do artigo 18.º, n.ºs 3 e 4, da Lei Desportiva Catalã onde esta se estabeleça, que deve existir uma “constituição anterior como união esportiva de clubes por um período mínimo de 3 anos”, que iniciam um período de adaptação, neste sentido e criam a união de clubes, com observância e respeito à Lei Desportiva Catalã e seguem as etapas indicadas pelos órgãos competentes nestas matérias, como o Conselho Geral de Desportos e/ ou a União das Federações Desportivas da Catalunha.

4. Exortar as mesmas associações e a federação ou união de clubes que delas provenha, a realizarem projectos que garantam a participação e igualdade das mulheres no acesso e prática do futebol de botão.

5. Atribuir uma verba de ajuda económica à promoção do Futebol de Botão e à profissionalização e melhoria organizacional da gestão das várias associações existentes em todo o país.

6. Solicitar ao Ministério da Educação que comunique às escolas e institutos do país, o reconhecimento do Futebol de Botão como modalidade desportiva e que recomende a sua prática em atividades educativas na área do esporte.

Reprodução: Associació Catalana de Futbol Botons (ACFB)