MAJOR DE FRAMERIES 2023 – CONHEÇA OS CAMPEÕES
No dias 04/03/2023 e 05/03/2023, o Centro Esportivo Max Audain recebeu cerca 245 competidores (sete dos dez melhores do mundo) por ocasião da 31ª edição do Major de Frameries, na Bélgica, um dos maiores eventos do calendário anual do Subbuteo. Em comparação com o tênis um Major tem a equivalência a um Grand Slam.
Na final da categoria Open o campeoníssimo Carlos Flores (ESP/F.Lli Bari Reggio Emilia) venceu pelo placar de 4 a 3 Alessandro Amatelli (ITA/Subbuteo Casale). Carlos Flores teve uma campanha impecável com oito vitórias, nenhuma derrota, 62 gols a favor e apenas 15 contra. Essa foi a 10º conquista do espanhol em Frameries, sendo o sétima consecutiva. Também foi sua 23ª conquista em majors.
Confira os resultados do campeão:
8 a1 Fabrizio Cavazza (ITA) fase de grupos
14 a 5 Delphine Dieudonné (BEL) fase de grupos
13 a 2 Kenny De Schuyteneer (BEL) fase de grupos
6 a 0 Rémi Soret (FRA) 1/16 de final
14 a 4 Luca Zambello (ITA) 1/8 de final
4 a 1 Luca Colangelo (ITA) 1/4 de final
3 a 2 Juan Noguera (ESP) 1/2 final
4 a 3 Alessandro Amatelli (ITA) final
Na competição individual de veteranos, Massimo Cremona (MLT/SC Charleroi) venceu este torneio quando na final derrotou Carlo Alessi (ITA/Master San Remo) por 3 a 2 nos pênaltis após um empate de 3 a 3 no tempo normal e na prorrogação. Na semifinal, Cremona derrotou Charles Aquilina (MLT/Bormla SC), campeão mundial de 2018, por 2 a 1 pelo que, nesta categoria, os malteses conquistaram as medalhas de Ouro e Bronze.
Na competição feminina Audrey Herbaut (FRA/Elan SC Champs), campeã mundial de 2018 derrotou Léa Despretz (BEL/AS Hennuyer) por 4 a 0. A francesa também foi campeã de forma invicta, vencendo os seus seis confrontos sem tomar gols.
Na categoria Sub 20 Corentin Bouchez (BEL/SC Lion’s Eugies) venceu Francesco Manfredelli (ITA/CCT Eagles Napoli) por 6 a 2. Outro campeão invicto depois de oito partidas. O belga fez seu hat trick em Frameries pois havia vencido as categorias Sub 12 e Sub 16. Já pode pedir música.
Na categoria Sub 16, o jovem belga Jerome Cyganek (BEL/AS Hennuyer) venceu o maltês Robert Farrugia Randon (MLT/H’Attard SC) por 6 a 3. O atleta de Malta chegou à final pelo segundo ano consecutivo. Jerome também foi campeão de forma invicta, vencendo seis de suas sete partidas.
Na categoria Sub 12 Max Pereira (ENG/Ken Invicta) venceu Diego Virgone (BEL/SC Lion’s Eugies) por 4 a 0. Outro campeão invicto que não tomou gols durante seus seis confrontos no torneio.
O sucesso de Malta continuo com o Valletta Subbuteo Club venceu este torneio ao derrotar os italianos do F.Lli Bari Reggio Emilia na final com um placar de 3 a 1. Assim, o Valletta SC compensou a derrota sofrida na final da Liga dos Campeões do Futebol de Mesa frente à mesma equipa italiana, no passado mês de outubro. Valletta Subbuteo Club formou com Samuel Bartolo, Mark Gauci, Joseph Borg Bonaci, Derek Conti, Angelo Borg e Christophe Dheur. Com esta vitória, o Valletta consolidou a primeira posição no Ranking Mundial dos Clubes de Futebol de Mesa. O F.Lli Bari Reggio Emilia formou com Carlos Flores (campeão mundial em 2010, 2012 e 2015), Rémy Huynh (campeão mundial em 2017), Luca Zambello e Saverio Bari.
Fontes: www.netnews.com, www.fistf.com, Frameries 2023 Doc Review