TEMPORADA 2023 DA MODALIDADE BOLA 12 TOQUES

Os representantes dos clubes filiados à modalidade Bola 12 Toques se reuniram no dia quatro de janeiro do corrente ano para debater a Temporada 2023 da regra brasileira reconhecida internacionalmente.

Os seguintes temas foram deliberados para o ano corrente:

1) Aprovação de contas de 2022

As contas referentes ao ano de 2022 foram aprovadas por unanimidade.

2) Definição do local das competições e guarda das mesas em 2023 – Botafogo Futmesa

O vice-presidente da modalidade, Igor Monteiro, explanou sobre os locais que realizaram as etapas em 2022 e o que ocorreu ao longo do ano. Para mudar o cenário, foi informado que o Botafogo Futmesa alugou uma sala no Centro do Rio de Janeiro, na Rua do Riachuelo nº 373. Grupo 401, que funcionará como sede para realização de etapas de várias modalidades.
Foram apresentadas as vantagens aos clubes da locação com relação às datas e local de realização das competições, tais como: melhor conservação das mesas, evitar gastos com frete e datas conflitantes com as competições de futebol de campo.
Além disso, foi destacada a necessidade de se manter a realização de competições na cidade de Nova Friburgo.
Desta forma, foi aprovado por unanimidade o novo local e foi dado prosseguimento às negociações com o Botafogo para o local de competição e guarda das mesas em 2023 e a preservação de uma Etapa do Estadual em Nova Friburgo.

3) Regulamento Estadual Individual 2023 – adulto e master

O vice-presidente apresentou a proposta para temporada 2023, que foi aprovada pelos clubes da seguinte forma:

  • Torneio Início – não valerá pontuação para o ranking e será disputado de forma conjunta pelas categorias adulto e master;
  • 3 (três) etapas – cada etapa valerá pontuação para o ranking e será disputada de forma separada pelas categorias adulto e master;
  • 3 (três) opens – cada open valerá pontuação para o ranking e será disputado de forma conjunta pelas categorias adulto e master;
  • Taça Cidade Maravilhosa – será um torneio de pontos corridos disputado de acordo com a colocação no ranking em blocos de 14 atletas por série (ouro, prata, bronze, extra), valerá pontuação para o ranking e será disputada de forma separada pelas categorias adulto e master;
  • Campeonato Estadual – será um torneio de pontos corridos disputado de acordo com a colocação no ranking em blocos de 12 atletas por série (ouro, prata, bronze, extra), valerá pontuação para o ranking, será disputada de forma separada pelas categorias adulto e master e definirá o campeão estadual de cada categoria;
  • Os torneios (Etapa, Open, Taça Cidade Maravilhosa e Campeonato Estadual) terão a mesma pontuação;
  • Haverá o descarte do pior resultado nas Etapas / Open, não sendo permitido descartar os resultados da Taça Cidade Maravilhosa e Campeonato Estadual;
  • Obrigatoriamente, será realizado uma Etapa / Open em Nova Friburgo;
  • Em caso de empate no ranking, o primeiro critério de desempate será a melhor colocação no Campeonato Estadual;
  • Foi descartada a hipótese de realização de “Tops” em 2024.

4) Competições por Equipes 2023 – adulto e master

a) Estadual Categoria Master: os clubes responderão até 15 de março de 2023 se irão participar e a forma de disputa será discutida oportunamente após a confirmação.

b) Estadual Categoria Adulto / Principal: por unanimidade, foi decidido que será disputado em dois turnos – Taça Guanabara e Taça Rio. O formato de disputa será por pontos corridos, em sistema “todos contra todos”. As equipes serão constituídas de quatro ou cinco botonistas, a ser definido em outra oportunidade com base nas respostas de Flamengo e Entrerriense, que serão confirmadas até 15 de março de 2023. Os campeões de cada turno se enfrentarão para decidir título com o mando de campo do time de melhor campanha. Caso uma equipe vença os dois turnos, será proclamada campeã de forma direta. Os jogos serão realizados em finais de semana.

Além das competições acima, foi informado que será realizado o Torneio Início de Equipes com rodada única e disputado por pontos corridos. O local será o mesmo de 2022, o espaço anexo da loja BOTÃO F.C. no shopping Boulevard, em Vila Isabel. Serão convidadas agremiações filiada à FEFUMERJ, que ainda não disputem as competições da modalidade 12 toques.

5) Campeonato Brasileiro Individual 2023 no Rio de Janeiro

O vice-presidente informou que está aguardando resposta até o final de janeiro do SESC para realização do evento. Existem 4 (quatro) unidades que estão sendo negociadas, em ordem de prioridade: Tijuca, Teresópolis, Nova Friburgo e Nogueira.

Após a resposta do SESC, será realizada uma nova deliberação com os clubes acerca da realização do brasileiro.

6) Financeiro 2023

Foi informado que não haverá aumento de mensalidade para 2023 e o valor continua R$50,00 por atleta.

7) Assuntos gerais

Os clubes abordaram os aspectos disciplinares, que foram um problema em 2022. E, por fim, trataram das dúvidas com relação às regras.
Os representantes se comprometeram a fomentar a educação e cumprimento do regulamento pelos atletas. Haverá nos primeiros eventos uma explanação da Diretoria sobre este assunto antes do início das competições.

Participaram da reunião:

Diretoria:

Igor Monteiro (Vice-presidente e Diretor de Comunicação)
Flávio Galvão (Diretor Jurídico)
Rogério Nunes (Diretor Técnico Individual e Equipes)
Alessandro Luís Costa (Diretor Financeiro)

Representantes dos clubes:

Lucas Cavalcante – America F. C.
Igor Monteiro – C. R. Vasco da Gama
Márcio Pires – Friburguense A. C.
Sérgio Castro – C. R. Flamengo
Marcos Antunes – Fluminense F. C.
Marco Pessoa – Entrerriense F. C.

Portanto, a primeira competição de 2023 será o Torneio Início no próximo dia 28 de janeiro. Em breve mais informações.

Texto: Igor Monteiro