ADOLPHO PARENTE É O CAMPEÃO BRASILEIRO 2022 DE BOLA 3 TOQUES

“Vejam só que festa de arromba
Noutro dia eu fui parar
Presentes no local o rádio e a televisão
Cinema, mil jornais, muita gente e confusão.”
Erasmo Carlos

Pensar em festa, é pensar em Erasmo Carlos, que infelizmente nos deixou no último dia 22 de novembro, e sua Festa de Arromba é a festa mais famosa e mais importante da história da música brasileira, tal qual o Campeonato Brasileiro Individual que é a grande festa do Futebol de Mesa na Modalidade 3 toques, que aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, tendo como seu “salão de festas” o Ginásio da AABB em Brasília.

O 33° Campeonato Brasileiro Individual de Bola3 Toques, que reuniu 78 Botonistas da Modalidade, foi um sucesso de participação, após um hiato de dois anos sem ser realizado. Os Botonistas foram divididos em grupos com seis Botonistas, e tivemos nessa competição uma novidade que foi a fórmula de disputa da competição, na qual os 48 Botonistas melhores colocados de todos os grupos seguiriam na disputa pela Série Ouro, sendo que 16 desses botonistas avançariam direto a 2ª rodada eliminatória, e o restante se enfrentaria em um jogo eliminatório para buscar a vaga para enfrentar os 16 melhores classificados na 1ª fase. A fórmula criou um novo aspecto na disputa, pois os técnicos tinham que buscar sempre a vitória para não correr o risco de não se classificar, tendo em vista que não disputava vaga apenas com os botonistas dos seus respectivos grupos diretamente, mas também como os técnicos dos outros grupos da competição.

Destacamos no quadro abaixo as 4 melhores campanha da primeira fase da competição com 3 botonistas de Minas Gerais e 1 do Distrito Federal que fizeram
campanhas excelentes.

Na primeira rodada eliminatória da Série Ouro disputada entre os classificados entre 17º e 48º lugares na primeira fase, tivemos os seguintes confrontos nos quais os botonistas que se classificassem iriam enfrentar os 16 melhores classificados na sequência da competição:

Na segunda rodada eliminatória da Série Ouro tivemos as 16 melhores campanhas enfrentando os vencedores da rodada anterior. Com isso a competição ia cada vez mais afunilando, com os seguintes confrontos que levariam os vencedores as oitavas de final:

Nas oitavas de final os Grandes confrontos trouxeram jogos com muito equilíbrio, nos quais as melhores campanhas na primeira fase foram cruciais em quatro dos 8 jogos, conforme demonstra a tabela abaixo:

Os duelos das Quartas de final trouxeram uma predominância de botonistas do Distrito Federal e Minas Gerais, tendo como “intruso” nessa Festa o querido botonista Marcelo Aranha representante de São Paulo, jogando pela Ponte Preta e fazendo um duelo de feras com C. Antônio do Tupi de Juiz de Fora.

As partidas semifinais marcaram confirmaram a força de Minas Gerais e Brasília nesta edição do Brasileiro com os botonistas da AABB/ACAFUMA vindo com sangue nos olhos em busca do título, e com objetivo de fazer uma final caseira, mas antes seria necessário tirar do “caminho” o obstáculo que estava ali materializado na figura dos botonistas mineiros. Um ponto a se frisar nesses confrontos semifinais, era que independentemente de quem chegasse a grande final, teríamos um campeão brasileiro inédito no 33º Campeonato Brasileiro Individual de Bola 3 Toques.

SEMIFINAIS
Alcides (AABB/ACAFUMA DF) 0 x 0 Carlos Henrique (Liberdade MG)
Adolpho (AABB/ACAFUMA DF) 1 x 0 C. Antônio (Tupi MG)

Após uma maratona de jogos chegamos a tão esperada final que colocou frente a frente o botonista Adolpho Parente da AABB/ACAFUMA de Brasília e Carlos Henrique, o CH, do Liberdade de Minas Gerais. Ambos estavam entre as quatro melhores campanhas da primeira fase, porém a vantagem era do botonista candango que fez a 2ª melhor campanha, tendo assim a vantagem do empate que é muito importante em uma final. Porém a gol do Atleta do Liberdade no 1º tempo da partida reverteu essa vantagem inicial, e Adolpho preciso correr atrás do gol que podia garantir o sonhado e inédito título Brasileiro, e o gol veio para a festa dos donos da casa, e ao término do jogo chegou a hora de soltar o grito de Campeão, e com certeza festejar.

FINAL
Adolpho (AABB/ACAFUMA DF) 1 x 1 Carlos Henrique (Liberdade MG)

Para Vice-Presidente da CBFM na Modalidade 3 Toques, Marcos Damázio: “O 33º Campeonato Brasileiro foi certamente uma das maiores, senão a maior edição desta competição. Com um excelente nível técnico, e mais uma vez, como já é de praxe, uma grande organização por parte da Federação Brasiliense, que não mediu esforços em disponibilizar as melhores condições para a prática do Futebol de Mesa. Agradecemos de coração aos botonistas que marcaram presença e abrilhantaram a competição”.

Confira as principais colocações:

Texto: Paulo Souza | Diretor de Comunicação Bola 3 Toques | CBFM