AMERICA É O CAMPEÃO ESTADUAL INTERCLUBES DE DADINHO 2022

O grito de campeão é… Rubro! Em um duelo de titãs, cercado de emoção e rivalidade, o América venceu o Flamengo, por 21 a 7, e conquistou o título do Estadual de Equipes, modalidade Dadinho (regra 9 x 3), promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj). Detalhe: o time de Campos Salles ergueu o troféu de forma invicta, com campanha de 100% de aproveitamento — sete vitórias em sete jogos. Na disputa do terceiro lugar, o Vasco levou a melhor sobre o Fluminense, com um placar de 17 a 11. Quem também fez a festa foi o River, que bateu o Dobermans, por 24 a 4, e faturou a Copinha.

Fato é que o dia 19 de novembro de 2022 entrou para a história. Após dois anos de paralisação, em decorrência da pandemia de covid-19, o futebol de mesa voltou com tudo nesta temporada. O duelo entre rubros e rubro-negros, na Botão FC, no Shopping Iguatemi, foi repleto de adrenalina e tensão, mas disputado na completa lisura. O América mostrou sua força desde a primeira palhetada e abriu 10 a 1 na terceira rodada, com destaque para as atuações de Regis, Victor Praça, Diogo Praça e Rodrigo Macieira.

O Flamengo ainda tentou diminuir o placar e venceu a quarta rodada (3 a 1), graças a boas atuações de Lucas, Tuca e Sarti Neto, mas, com a vantagem de 11 a 4 no placar geral, o América levou a melhor na quinta (3 a 1) e sexta rodadas (4 a 0), e colocou as mãos na taça por antecipação (ainda haveria empate em 1 a 1 e vitória rubra por 2 a 1 nas duas rodadas finais). Também jogaram pelo America João César, José Augusto, MM, Gabriel, Wallax, Diego e Abreu.

2º lugar – Flamengo

Outra festa merecida foi a do Vasco. Com boas atuações de Cleciano, Oliveira, Edu, Tarouca e Paulão, o Gigante da Colina mostrou força para virar o confronto contra a guerreira equipe do Fluminense, que venceu a primeira e quinta rodadas, para assegurar o terceiro lugar no Estadual. Pelo lado tricolor foram às mesas Jota, Angelo, Edmundo, Rafa 77, Almir e Moisés.

Loas também a André, Proença, Léo Arcanjo, Pitico, Ademir, Israel e Marcinho, atletas do River, que venceram sete das oito rodadas do confronto contra o Dobermans e ergueram a Copinha.

Texto: Alysson Cardinali