FEFUMERJ – 40 ANOS DE HISTÓRIA

Uma das Federações estaduais mais importantes do país completa 40 anos com motivos uma bela trajetória, conquistas e crescimento para comemorar

No dia 17/09/2022 a Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj) completou quarenta anos de existência. Neste longo período de tempo a entidade se consolidou como uma das referências do futebol de mesa no país, tanto pela sua estrutura organizacional como pelo seu pioneirismo, qualidade técnica dos seus atletas e títulos conquistados.

A Fefumerj foi criada como uma federação ligada especificamente à modalidade Bola 3 Toques e esta situação não mudou até o início dos anos 2000, com a adesão da modalidade Bola 12 Toques, que estava insatisfeita com as diretrizes traçadas pela liga (Lifumerj) que gerenciava, à época, o futebol de mesa no Estado do Rio de Janeiro. Entre os anos de 2003 e 2004 havia duas federações representando o estado; a Feumerj e a recém criada Federação de Futebol de Botão do Estado do Rio de Janeiro (Feboerj). Em 2004 por ocasião do Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 12 Toques, realizado na capital carioca, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) determinou que a Fefumerj, por ser mais antiga, era a única representante do esporte no estado. Em 2005 aconteceu a incorporação da Feboerj à Fefumerj, o que fez com que todas as modalidades estivessem congregadas sob uma mesma entidade, contribuindo enormemente para o crescimento do futebol de mesa em terras fluminenses.

A estrutura organizacional da Fefumerj é bastante descentralizada, o que faz com que as modalidades sejam quase autônomas em relação à Diretoria Geral, visto que cada uma delas tem sua própria estrutura. É um modelo que tem a vantagem de agilizar as decisões tomadas por cada uma das modalidades e atender seus interesses específicos.

Um dos principais logros da federação é o seu pioneirismo, tendo sido a primeira a ter todas as modalidades oficiais representadas tendo sido também a primeira a abranger as Regras Internacionais (Chapas, Sectorball e Subbuteo). A internacionalização do futebol de mesa, que ainda engatinha, foi um processo iniciado pelo Sr. Marcelo Lages Ramalhete, antigo vice-presidente da instituição. Ele também foi o responsável pela criação do conceito do All Games, festa anual na qual todas as modalidades têm a oportunidade de interagir, se conhecerem e diminuírem as ideias pré-concebidas que umas têm das outras.

Henrique Madeira – campeão da Copa do Brasil 2022

Tecnicamente a federação também é um caso de sucesso, com seus atletas e clubes tendo sempre representado o estado com destaque. Apesar de que na Bola 3 Toques o domínio seja, atualmente do estado de Minas Gerais, os atletas da Fefumerj conquistam periodicamente títulos nacionais, como é o caso do atleta Henrique Madeira, campeão da edição 2022 da Copa do Brasil Individual da modalidade.

Armando x Ramos – Final Master do Brasileiro 2022

Na Bola 12 Toques o estado é, junto com o Paraná, a segunda força da modalidade. São inúmeros os títulos nacionais conquistados pelos atletas e clubes da Fefumerj na modalidade. No Campeonato Brasileiro Individual 2022 todas as categorias (Sub18, Adulto e Master) contaram com atletas cariocas, sendo que a final Master foi entre os atletas Armando Amendola (Flamengo) e Ramos (Botafogo), com o primeiro sagrando-se campeão. A equipe do Vasco da Gama já conquistou títulos brasileiros, sul-americanos e mundiais, sendo uma referência nas competições interclubes da modalidade.

Alenio Cheble homenageado pela Fefumerj em 2019

Na regra 1 Toque, que é amplamente dominada por gaúchos (estilo cavado) e nordestinos (estilo liso) temos o único atleta na história da modalidade a ter sido campeão brasileiro adulto nas duas categorias: Alenio Cheble (Portuguesa).

Flamengo – Campeão Brasileiro Interclubes 2022

Na modalidade Dadinho, quase todos os títulos nacionais no individual (brasileiro e Copa do Brasil) e todos os títulos por equipes foram conquistados por atletas da Fefumerj. Situação muito similar acontece com as competições nacionais das Regras Internacionais.

No Rio de Janeiro existe também a modalidade Pastilha, que começa a se espalhar por outros estados da federação, como é o caso do Ceará. Outras modalidades que tiveram suas origens no estado foram a Bola 3 Toques, conhecida como regra Carioca e o Dadinho, esta última com um crescimento exponencial, sendo praticada oficialmente em mais de dez estados em pouco mais de dez anos após oficializada.

Neste longo trajeto, notadamente desde 2005, nem tudo foram flores. A federação enfrentou duas tentativas de criação de ligas. A primeira tentativa foi abortada e a segunda resultou em um rotundo fracasso da parte de seus organizadores.

Milton Pedreira, Claudio Pinho e Flavio Chammas

Todo esse processo vitorioso foi gerenciado por três personagens que tiveram sempre o apoio de colaboradores dedicados e abnegados. O primeiro presidente, Milton Pedreira, foi quem concebeu a estrutura organizacional da entidade tal qual ela é. Seu sucessor, Dr. Flavio Chammas, manteve a federação unida e operante em um momento bastante difícil, tendo sido também a mente por trás da criação do estatuto da federação. O atual presidente, Sr. Claudio Pinho, consolidou a entidade fazendo com que ela atravessasse, praticamente incólume, o período da pandemia COVID-19, tão nefasta para o esporte. Ele também foi o responsável pela normatização de inúmeros processos que fazem com que a federação funcione cada vez melhor.

Atualmente a Fefumerj conta com trezentos e quarenta e quatro (344) atletas filiados por dezoito (18) clubes, possui um Boletim Informativo Diário (BID) disponibilizado de maneira online, que permite consultas e atualizações imediatas do mesmo, tão logo as informações de filiações e desfiliações de clubes e atletas sejam enviadas à diretoria geral. A federação possui um site que é amplamente reconhecido como uma referência nacional em notícias sobre o futebol de mesa. O mesmo vale para as redes sociais, sejam elas administradas pela diretoria de comunicação da entidade ou pelas modalidades.

O Mundo Botonista, em nome de toda a comunidade do futebol de mesa nacional, parabeniza a gloriosa Federação de Futebol de Mesa do Estado Rio de Janeiro por seus 40 anos de existência fazendo votos de que esta continue trilhando seu caminho de conquistas e crescimento. Vida longa à FEFUMERJ.

Texto: José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ
Reprodução: Mundo Botonista