CAMPEONATO BRASILEIRO DE SECTORBALL – GRUPOS E INFORMAÇOES GERAIS

No próximo fim de semana, dias 23 e 24 de julho será disputada a 10ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, modalidade sectorball. A competição será na Associação Atlética Ponte Preta, no Salão Nobre do estádio Moisés Lucarelli, situado à Praça Francisco Ursaia, 1900, cidade de Campinas, em São Paulo.

Estarão presentes na competição atletas do Bangu (RJ), Botafogo (RJ), Corinthians (RJ), Maria Zélia (SP), Ponte Preta (SP), Vasco da Gama (RJ) e Zona Sul (RS).

No dia 20/07/2022 foi realizado pela CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa o sorteio dos grupos.

No Torneio Individual os atletas serão divididos em dois grupos, um de seis atletas e outro de sete, os jogadores jogarão todos contra todos em turno único. Os quatro primeiro colocados avançam às quartas de final, onde os atletas serão chaveados em função da campanha na primeira fase. O detentor da melhor campanha (definida pelo critério de pontos por partida) jogará contra o detentor da oitava melhor campanha, o segundo e o sétimo se enfrentarão, e assim por diante. O mesmo criterio será apluicado para as fases seguintes.

Confira os grupos:

Grupo A:
Robson Marfa (Botafogo – RJ)
Marcelo Coutinho (Bangu – RJ)
Renato Barthez (Maria Zélia – SP)
Weber Junior (Bangu – RJ)
Vinícius Rolim (Corinthians – SP)
Cristiano Paffrath (Ponte Preta – SP)

Grupo B:
Weber Gomes (Bangu – RJ)
Marcelo Aranha (Ponte Preta – SP)
Igor Monteiro (Vasco – RJ)
Luisinho Coelho (Bangu – RJ)
Humberto Alencar (Corinthians – SP)
Maurício Matos (Ponte Preta – SP)
Rodrigo Villanova (Zona Sul – RS)

O maior vencedor individual da competição é Weber Gomes, atualmente atleta do Bangu, com três conquistas enquanto o Vasco da Gama lidera entre os clubes, com sete títulos.

O campeonato de equipes será disputado entre as equipes do Bangu Atético Clube e a Associação Atlética Ponte Preta. Cada jogador de uma equipe jogará contra os três da outra em três rodadas, cm os confrontos definidos via sorteio. Cada vitória valerá 1 ponto, com zero para empate ou derrota. Ao final, a agremiação com mais pontos será a campeã.

Este é o retorno das competições nacionais desta regra internacional, que teve campeonatos brasileiros realizados entre 2011 e 2019 de forma ininterrupta, mas devido à pandemia de covid-19 não foi realizado em 2020 e 2021.

Em outubro será disputado o Mundial de Futebol de Mesa na capital paulista e o sectorball será uma das modalidades em disputa, além da 12 toques e do Chapas.

Texto: Felipe Maciel e Igor Monteiro