O SUBBUTEO ESTÁ RESSURGINDO?

Haverhill Rovers Subbuteo & Table Football Club começaram apenas com Gerry Harrington e seu filho Joe.

Durante anos, Joe Harrington jogou futebol em seu computador. Então seu pai, Gerry, o apresentou ao seu próprio jogo de infância – Subbuteo. Eles estão entre um número crescente de pessoas que se apaixonaram (ou voltaram a se apaixonar) pelo Subbuteo. Qual é o apelo do belo jogo (em miniatura)?

“Subbuteo está ressurgindo no Reino Unido”, diz Gerry Harrington. “Acho que coincidiu com a quarentena, quando as pessoas se sentiram mais em casa e procuraram em seus lofts jogos de tabuleiro para jogar”.

Harrington sênior dirige o Haverhill Rovers Subbuteo & Table Football Club em Suffolk, Inglaterra. Dois anos atrás, o clube tinha apenas dois membros – Gerry e seu filho Joe. A adesão do clube está agora em dois dígitos, com membros vindos de diferentes localidades, incluindo Cambridge e Ipswich. neste mês de janeiro, o clube sedia um evento internacional aberto da Federação Internacional de Futebol de Mesa.

Gerry Harrington começou o clube depois de reacender sua paixão pelo jogo com seu filho.

“Estamos meio que em um ressurgimento aqui. O hobby se diversificou. Não se trata apenas de jogar. Eu gosto de jogar, mas algumas pessoas têm estádios – há um cara com uma réplica do estádio do Aston Villa e ele está colocando os torcedores. Muitas pessoas estão recriando estádios, “, diz Harrington, que jogou pela equipe juvenil do West Ham e uma vez por suas reservas.”O trabalho de arte que é feito nos jogadores tem que se ver para acreditar – alguns dos jogadores até têm seus próprios estilos de cabelo.

“Quando joguei pela primeira vez na década de 1970, as regras eram impressas em uma folha de papel A4. Agora existe um livreto de 63 páginas com as regras.”

“Conheço jogadores de outros clubes que tiveram problemas de saúde mental e isso realmente os trouxe à tona.

“Desde a quarentena tem sido fenomenal. Existem vários clubes em todo o país agora.

“Pessoas que não eram tão boas no futebol, mas que, no entanto, realmente amavam o futebol, podem acabar sendo ótimas no Subbuteo e jogar em nível nacional.”

A BBC perguntou aos atuais fabricantes de Subbuteo, Longshore Limited, se o ressurgimento reivindicado por pessoas como Harrington está se refletindo nas vendas do set. A empresa ainda não respondeu.

Joe Harrington diz que muitas vezes pode vencer seu pai no Subbuteo acelerando seu jogo.

Joe Harrington diz que costumava ser um ávido jogador de jogos de futebol baseados em consoles.

Isso mudou, diz ele, quando ele comprou para seu pai um conjunto Subbuteo e os dois começaram a tocar juntos.

“Eu não olhei para trás”, diz ele.

Mas enquanto seu pai muitas vezes ganha partidas em casa, Joe muitas vezes ganha em noites de clube.

“Eu tendo a ser um jogador rápido”, diz ele. “E às vezes você pode ganhar jogando rapidamente, pois dá ao outro jogador menos tempo para pensar.”

Antes das partidas, os entusiastas do Subbuteo dão a cada uma das bases de seus jogadores uma rápida esfregada e polimento para ajudá-los a deslizar melhor pelo campo.

“Algumas pessoas até deixam creswcer as unhas do indicador para ajudar com os movimentos”, diz Joe.

Movido pela nostalgia, Mike Williams comprou um conjunto Subbuteo para substituir o que ele tinha quando criança

O recente membro do clube Mike Williams, que mora em Cambridge, tem unhas normais. Seu caminho para se tornar um fã do Subbuteo começou com uma sensação de nostalgia sobre os álbuns de figurinhas de futebol da década de 1980.

“Comecei a comprar álbuns de figurinhas e depois me deparei com o Subbuteo e então percebi que havia esse conjunto Subbuteo que eu tinha, era um conjunto da Copa do Mundo de 1986.

“Devo ter perdido ao longo do caminho, então comprei um novo e comecei a colecionar os clubes desde o primeiro ano em que estava no futebol, e então senti que queria realmente jogar o jogo.

“Comecei a procurar clubes, mas não havia nada em Cambridge e então percebi que havia um clube aqui, então entrei em contato.

“É muito amigável e muito divertido.”

Reprodução Parcial: www.bbc.com