ALTEVIR ALMEIDA (RIO NEGRO) É O CAMPEÃO AMAZONENSE DE 2021
No dia 04.12 tivemos o Campeonato Amazonense da Modalidade Bola 12 Toques, que contou com 17 botonistas inscritos em busca do título Amazonense do ano de 2021. Foram 2 grupos nos quais os 4 primeiros se qualificavam para a Série Ouro e os outros botonistas do ficariam na série Prata.
Foram jogos emocionantes nessa primeira fase na qual o botonista Marlon Maior do Rio Negro acertou a mão com a Argentina de Diego Maradona, e inspirado pela “mano de Dios” fez a melhor campanha entre todos os botonistas na fase de classificação, e nosso amigo Altevir “Pofexô” Almeida, também atleta do Galo da Praça da Saudade mostrou seu futebol técnico que o levaria a vôos mais altos durante a competição.
Na segunda fase que se subdividiu em 2 grupos na ouro e 2 na prata, tivemos confrontos acirrados que culminaram com Rio Negro e Banca Forte (papaiiii!) se enfrentando nas semifinais da Ouro com : Altevir x Miguel e Marlon x Ulisses. E posso dizer para vocês que foram jogos épicos cheio de emoções e reviravoltas, que tiveram como ápice o gol do botonista Marlon Maior no último chute, no relógio, que deu o empate ao atleta do galo, tirando o craque Ulisses Monteiro da final, e com isso tivemos uma dobradinha Rio Negrina garantida, pois no outro jogo Altevir Almeida desclassificou Miguel Marialva.
MARLON MAIOR 5 x 5 ULISSES MONTEIRO
ALTEVIR ALMEIDA 5 x 4 MIGUEL MARIALVA
Enquanto isso na Série Prata… Tivemos uma semifinal extremamente disputada, com jogos acirrados que culminaram com os seguintes resultados:
ANDERSON SOUZA 4 x 7 AFONSO COSTA
LUIZ GUILHERME 0 x 1 RAIMUNDO MIRANDA
O botonista Afonso Costa do Manaus achou seu AK-47 na maleta de times e disparou uma saraivada de gols no aguerrido Anderson do SulAmérica, e no confronto entre o botonista Guilherme do São Raimundo que ressuscitou na competição e Raimundo do SulAmérica e seu futebol supersônico, deu o atleta Sulamericano pelo placar mínimo.
Mas toda saga tem um desfecho, e os jogos finais das séries ouro e prata tiveram emoções garantidas até o fim. Vamos começar pela série Prata que teve partidas emocionantes:
AFONSO COSTA 3 x 2 RAIMUNDO MIRANDA
3° LUGAR
ANDERSON SOUZA 4 x 5 LUIZ GUILHERME
Na final tivemos uma batalha gol a gol pelo título da série Prata, O botonista Afonso Costa queria a todo custo levar sua plaquinha de campeão para casa, E com a Vitória sobre o atleta sul-americano, ele conseguiu seu intento. Na disputa do terceiro lugar, tivemos como pontual o chute decisivo do botonista Luiz Guilherme do são Raimundo, que fez o gol da Vitória no último chute, e correu “pro” abraço.
Na série Ouro tivemos também como tônica o equilíbrio nos jogos decisivos:
MARLON MAIOR 3 x 4 ALTEVIR ALMEIDA
3° LUGAR
ULISSES MONTEIRO 5 x 4 MIGUEL MARIALVA
Ulisses e Miguel, ambos botonistas da Banca Forte (papaiiii!), fizeram um jogo de muitos gols, muita técnica e disputadíssimo, e no fim tivemos o botonista Ulisses alcançando a 3ª posição na competição.
No jogo final os atletas do galo, fizeram um jogo altamente nervoso de muitas oportunidades perdidas, o “Pofexô” Altevir Almeida, conseguiu parar o ataque fortíssimo de Marlon Maior com sua tática da Aranha Mecânica, com uma defesa que se ajusta a tática do adversário impedindo o mesmo de sentir-se a vontade no jogo. E ao fim do tempo o Futebol de Mesa do Amazonas, na modalidade 12 toques, conheceu o seu mais novo Campeão, Altevir Almeida, tendo seu companheiro de Clube Marlon Maior como 2° colocado, fazendo assim com que o Rio Negro galgasse os lugares mais altos do pódio, e com isso o “Pofexô” cantou de galo no Estádio Carlos Zamith.
Texto: Paulo Souza