ANMF (RN) VENCEU A TAÇA RECIFE DE CLUBES 2021
Os Dinossauros do Futmesa, como são chamados os membros da ANFM-RN, fizeram valer o seu favoritismo, e levantaram a I Taça Recife de Clubes de Futmesa, que foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro de 2021, na modalidade 1 Toques. O título veio numa decisão contra o surpreendente Botafogo-PB, após uma vitória por 2×1.
Os potiguares, começaram a competição patinando. Inclusive, perderam para o Belo na primeira fase, por 2×1, ficando com a segunda colocação. Mas , nas semis-finais da série Ouro, duelaram com o seu rival, a Magic, vencendo-os por 2×1. Essa vitória deu moral para superarem os botafoguenses. Na final, a experiência prevaleceu e eles desenvolveram o melhor futmesa.
Esse título demonstra a força do Futmesa potiguar, que também teve a Magic no terceiro posto. Também chama a atenção para a Paraíba que, em pouco menos de 10 anos, conseguiu desenvolver bastante na modalidade. Os paraibanos ainda tiveram uma final só sua, na série Prata, aonde o Grêmio Paraibano bateu o seu rival local, a Guarabira, por 2×1.
Dos pernambucanos, o Santa Cruz foi batido pelo Botafogo, nas semis-finais, de virada, por 2×1, na Série Ouro. Acabou ficando na quarta posição, na pontuação geral. Estando desfalcado e em renovação, o objetivo de chegar à série Ouro, foi atingido.
O Colombo, de Limoeiro, quase seguia para a série Ouro, mas deixou escapar a classificação após empatar com a Pajuçara-AL, em 1×1. Caindo para a semi-final Prata, o alvinegro perdeu, nas penalidades, para o Grêmio Paraibano, após empate em 1×1. Esse troféu de terceiro da Prata foi bastante comemorado, pois é o primeiro do recém criado Departamento de Futmesa da equipe Limoeirense.
Divulgação e organização
A Taça Recife de Clubes de Futmesa 1 Toque já nasceu grande. Abrangendo quatro Estados do Nordeste (Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte), trouxe para as mesas do Santa Cruz grandes clubes e atletas consagrados. E a tendência, de acordo com os comentários dos dirigentes e Botonistas, é de que, em 2022, a Taça Recife dobre de tamanho. Há grande interesse de outros clubes da região e também do Sul.
A organização deve emitir convites para a segunda edição, em janeiro. Para isso, o Santa Cruz deverá disponibilizar mais seis mesas, até setembro, do próximo ano.
Além da organização e das mesas, todas em MDF naval, outro ponto positivo foi a divulgação do evento. Além de sites e rádios, houve transmissão ao vivo, durante as 12h, do evento, pelo canal do YouTube, TV Nosso Futmesa. E , no próximo ano, a organização pretende ampliar ainda mais nesse setor.
Agora, o Departamento de Futmesa do Santa Cruz volta-se para a organização da II Copa Santa Cruz de futmesa 1 Toque. Esse torneio será realizado em dezembro e é exclusivamente individual. A inscrição terá início na primeira quinzena de outubro.
Confira os resultados da competição:
Grupo A
1º Magic-RN 9 pts
2º Santa Cruz-PE 6pts
3º Guarabira-PB 3 pts
4º Grêmio-PB 0
Grupo B
1º Botafogo-PB 7 pts
2º ANFM-RN 4 pts
3º Colombo-PE 2 pts
4º Pajuçara-AL 2 pts
Classificados para as semis-finais
Taça Recife de Clubes
Semifinais Série Ouro
Botafogo-PB 2×1 Santa Cruz-PE
Magic-RN 1×2 ANFM-RN
Final Série Ouro
Botafogo-PB 1 x 2 ANFM-RN
Semifinais Série Prata
Guarabira-PB 2×1 Pajuçara-AL
Colombo-PE 1X1 Grêmio-PB ( Grêmio classificado, nas penalidades)
Final Série Prata
Guarabira-PB 1 x 2 Grêmio-PB
Texto: Sérgio Travassos