FÚTBOL DE MESA HUDSON – LAS TAPAS DE LOS HERMANOS
Observação: O nome da modalidade tanto em português como em espanhol ou em qualquer outro idioma é Chapas. O termo tapas, no título, foi utilizado para gerar curiosidade no leitor.
A Argentina é um país que vive o futebol com grande paixão, alguns brasileiros dizem que a vivem até mais intensamente do que nós. Essa paixão também se transfere no país vizinho para os jogos de mesa que simulam o “esporte bretão”. Um dos expoentes do futebol de mesa no país vizinho é o Fútbol de Mesa Hudson da cidade de Buenos Aires.
O clube centra suas atividades na modalidade Chapas e é comandado pelo porteño Marcelo Rossi, torcedor do Velez Sarsfiel e do Fluminense. Similarmente ao futebol de botões, uma das grandes vantagens do futebol chapas é que é uma atividade em que podem participar pessoas de todas as idades e sexos, idosos, adultos, jovens e crianças sem qualquer tipo de limitação. O Fútbol de Mesa Hudson é ensinar, divulguar e organizar o esporte na Argentina. Realizar oficinas de ensino e formação e organizar torneios para adultos, jovens e crianças. Fazer as pessoas voltarem a brincar, se divertindo de forma saudável e compartilhando um espaço físico. Garantindo também que as crianças desenvolvam habilidades motoras finas, aprendam a brincar interagindo com seus pares, deixando a tecnologia um pouco de lado, e consigam, como antigamente, brincar com amigos reais e não virtuais. Outro objetivo é ajudar a criar e fundar mais clubes. Com o tempo, esses clubes jogarão torneios locais, zonais e provinciais para posteriormente transformar a “já existente” Copa Argentina em um torneio federal.
No último Sul-Americano, realizado no ano de 2019, em Buenos Aires, o Fútbol de Mesa Hudson fez bonito na modalidade Chapas. Marcelo Rossi chegou s semifinais quando perdeu para Marcelo Coutinho por 6×5 nas penalidades após um empate de 0x0 no tempo normal de jogo. Bryan González, ainda um adolescente, fez a final contra o mesmo adversário e ficou com o vice-campeonato da competição após o empate de 1×1 no tempo normal e outra derrota por 6×5 nas penalidades. Já no torneio de clubes o Clube Hudson sagrou-se, na sua primeira participação, campeão Sul-Americano. No atual momento o Fútbol de Mesa Hudson é bicampeão argentino da modalidade.
O clube está interessado em implementar outras modalidades de Futebol de Mesa. Em 2019 o Fútbol de Mesa Hudson e o Departamento de Futebol de Mesa do Santa Cruz (PE) entraram em contato para o início das atividades da modalidade 1 Toques e o clube pernambucano fez uma doação de material para que esse objetivo fosse realizado. Marcelo também conseguiu na Argentina um material bastante parecido com os nossos botões. Esses botões têm o diâmetro de 38mm.
Boa sorte ao Marcelo Rossi e ao Fútbol de Mesa Hudson.
Texto: José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ