NO DIA DO BOTONISTA HAVERÁ UMA LIVE SOBRE A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL DE BOTÃO
No dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia do Botonista, em homenagem ao aniversário do pintor e ator Geraldo Cardoso Decourt, quem inventou o jogo no início da década de 30 do sèculo passado. Para celebrar a data, no próximo domingo, às 11horas, o Museu do Futebol realiza uma live com o tema “Futebol de botão: de brinquedo à profissão“, com transmissão nas redes sociais da instituição: Facebook e YouTube.
Participam do papo os colecionadores Luciano Araujo, da Botões Clássicos, o publicitário Alexandre Sousa, e o médico intensivista Haggeas Fernandes. A mediação é do jornalista e documentarista Paulo Júnior, que apresenta o podcast Meu Time de Botão, da Central3.
Em uma época em que não existia videogame, computador e internet, as crianças se divertiam criando jogos com os materiais que tinham à mão. O futebol de botão se popularizou nos anos 80 e logo virou paixão nacional. Até mesmo o Rei Pelé conta que brincava na infância.
Assim, o debate vai atravessar o papel da memória afetiva do jogo e sua importância para a formação dos jovens torcedores no país do futebol, passando também pela história, profissionalização, pela paixão dos colecionadores e por como a atividade tem sido um processo terapêutico durante a pandemia.
O Museu do Futebol uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Reprodução: www.terra.com.br