COLUNA 9X3 COM JOÃO EDUARDO

Nome: João Eduardo
Idade: 14 anos
Categoria: Dadinho Sub-18
Clube: Vasco da Gama
Residência: Cachambi
Tempo de federação: 3 anos
Time de botão que mais gosta de jogar: Bayern
Altura preferida: 7,5 cm
Modalidade preferida: Dadinho
Bainha preferida: Bainha 11°

Perguntas

1- Quando você começou a gostar de futebol de mesa e criou interesse em jogar federado?

Meu pai joga desde de 2010 e sempre que ele ia jogar, eu ia com ele, e em 2016 ele foi para o Vasco da Gama e foi aí que eu criei interesse em jogar, porque ele foi para o meu time de coração e desde de 2017 eu jogo pelo Vasco.

2- Como é jogar um esporte onde a maioria dos atletas tem uma idade maior que a sua?

É legal, porque você pega mais experiência jogando com pessoas mais velhas

3- Na escola você fala sobre o futebol de mesa com seus amigos? O que eles acham de você jogar em seu clube de coração e ao lado do seu pai?

Falo, mas falo pouco. Tem um amigo meu que foi comigo na primeira vez que eu joguei uma competição federado, então acredito que ele achou legal.

4- Falando sobre seu pai, como é jogar com ele na mesma equipe? Quem chama a atenção de quem kkk?

É bom demais, a gente aprende um com o outro, também é mais fácil de ir. Ele chama mais minha atenção, porque ele joga há mais tempo.

5- Como é a rivalidade com meninos da categoria Sub18 que jogam em outros clubes?

Na Sub-18 não tem muito essa rivalidade, é claro que todos querem ganhar, mas a gente tem uma relação muito boa.

6- Quando você começou alguns veteranos lhe ajudaram a aprender como se joga esse esporte?

Sim, o pessoal do Vasco me ajudou muito em questão das regras, de como usar a palheta, tudo.

7- O Vasco tem uma ótima sala para a prática desse esporte. Mas além do Vasco, qual outro clube que você gosta de ir sempre jogar, seja pelas amizades, pela estrutura ou pelo local onde fica esse clube?

Eu gosto de ir ao Botafogo, porque é perto da minha casa, tem uma estrutura boa e tem pessoas muito legais lá.

8- Você e seu pai já devem ter feito várias viagens e amizades nesses “passeios” para jogar campeonatos. Qual viagem mais te marcou e por qual motivo?

O campeonato brasileiro de Juiz de Fora, porque foi o primeiro campeonato brasileiro que eu fui para a Ouro.

9- Qual foi sua maior dificuldade no início no futebol de mesa? E qual conselho vc pode dar para iniciantes que possam passar pela mesma dificuldade?

Minha maior dificuldade no início foi a minha altura. Um conselho se vc for baixo, é jogar pelas pontas e não pelo meio da mesa

Agora você pode me fazer 3 perguntas!

1- Qual campeonato lhe marcou e qual motivo?

Sem dúvidas o Brasileiro de 2017 em Brasília. Fiz um cofrinho o ano inteiro para ir, fora a força de alguns amigos. Fiquei na Ouro, mesmo sem tempo de treinar por estar fazendo preparatório para UERJ. Chegava em casa às 22 horas e treinava das 23 às 02:00 horas sozinho. Valeu a pena.

2- Qual o seu principal título?

Título do brasileiro série prata por equipes, pelo Clube dos 500. Último jogo difícil contra a ótima equipe do Flamengo e com o placar virando pouco antes do fim do jogo. No ano seguinte chegamos à série ouro pela primeira vez.

3- Em que ano foi seu primeiro título?

Na minha segunda etapa na Sub-18 eu fui campeão. No ano de 2014, quase cheguei atrasado na etapa, ganhei um time do Milan de presente do Washington (tenho até hoje) e até eu me surpreendi com o desempenho. Título foi graças aos torneios no Clube dos 500. Pouco antes eu havia ganho um interno em cima do Washington. Lembro de ter chego em casa e logo mandado mensagem para o João Pedro, dizendo: “João, você não vai acreditar. Ganhei o interno contra o Washington. Nem acreditei”.

Entrevista realizada por Leonardo Arcanjo