PELÉ: “MEU TIME DE BOTÃO ERA CORINTHIANS”

Pelé enfrenta a marcação de Adãozinho, camisa 10 do Corinthians. GazetaPress

Muitas lendas cercam o time de infância de Pelé.

Ele jura que era torcedor do BAC, o Baquinho, Bauru Atlético Clube, clube pelo qual seu pai jogava no interior de São Paulo. Em entrevista à CNN Brasil, o Rei do Futebol ratificou a versão, mas admitiu uma simpatia alvinegra… E não era pelo santos.

“Na época era uma coisa engraçada. Até hoje as pessoas discutem, eu já expliquei e essa geração ainda não escutou, então volto a falar: em Bauru, na época que joguei no Baquinho, todo garoto era corintiano. Eu era BAC, porque meu pai jogava no BAC, mas tinha uma simpatia e meus amigos todos eram corintianos, enquanto meu irmão Zoca era palmeirense”, disse Pelé, que admitiu que “vestia” a camisa do Corinthians. Mas apenas no futebol de botão.

“Quando eu vim para o Santos fazer o teste e tal, todo mundo falava: ‘o Pelé era do Corinthians’ e eu não tinha estado no Corinthians. Só que uma coisa é verdade: meu time de botão era corintiano, mas com 13, 14 anos. A criança escolhe um time que ela simpatiza. Na época o meu time de simpatia era o Baquinho, porque tinha rivalidade com o Noroeste e meu pai foi artilheiro no BAC. Mas meu time de botão era Corinthians”, acrescentou.

A fala é muito parecida com a de outra entrevista, em 2017, dada ao canal Desimpedidos. Nas duas, cabe destacar, Pelé evitou qualquer chance de ser interpretado como torcedor do Corinthians na infância.

Vale lembrar que, curiosamente, o Corinthians foi a maior vítima da carreira de Pelé.

Dos seus 1.283 gols em toda a carreira, 50 foram contra o rival do Parque São Jorge – nenhum outro time levou tantos gols do Rei do Futebol. O mais próximo é a Portuguesa, que viu Pelé balançar as redes 42 vezes.

Além disso, entre 14 de setembro de 1958 e 10 de dezembro de 1967, o Santos com Pelé manteve um tabu de 23 partidas sem perder para o Corinthians. Ao todo, foram 25 vitórias, 15 empates e apenas nove derrotas contra o rival.

No “último encontro”, no entanto, o Corinthians levou a melhor e venceu por 1 a 0, em 29 de setembro de 1974, no Pacaembu.

Reprodução: ESPN Brasil