COPA NORTE DE DADINHO – TEM BOLA QUADRADA NAS MESAS DO NORTE
Nos dias 16 e 17/02/2019 (sábado e domingo) aconteceu nas dependências da Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, a 1ª Copa Norte de Dadinho, que reuniu 22 atletas dos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia, para uma maratona que teve 23 rodadas até conhecermos os primeiros campeões da história da modalidade na Região Norte.
Na 1ª fase classificatória tivemos os atletas divididos em Grupo A e B, para disputarem 11 vagas para a Série Ouro e o restante dos atletas não classificados jogaria a Série Prata da competição. Nessa fase inicial tivemos os atletas Paulo Souza e Paulo Ricardo se destacando no Grupo A e Wallace e Jhonata Rosas dominando o Grupo B com campanhas bem consistentes.
Ainda no sábado foi iniciada as Séries Ouro e Prata que dariam 8 vagas na fase eliminatória que decidiria os campeões de cada uma das Séries. No domingo tivemos jogos emocionantes com muitos gols, resultados surpreendentes e com emoção até o fim para conhecer os finalistas.
Nas quartas de finais tivemos os seguintes confrontos:
Série Ouro:
Wallace (RO) 7×0 Jhonata Rosas (AM), Wander (PA) 2×0 Marcos Oliveira (AM), Odair (PA) 2×2 Paulo Ricardo (AM), Alex Jota (AM) 1 x 0 Miguel (AM)
Série Prata:
Michel (AM) 0 x 1 Frota (AM), Ulisses 3 x 0 Alysson (AM), Manoel (AM) 2×0 Luiz Cláudio (PA), William (AM) 1×1 Thiago (PA)
As semifinais foram bem disputadas:
Série Ouro:
Wallace (RO) 0 x2 Wander (PA) e Odair (PA) 0x1 Alex Jota (AM)
Série Prata:
Frota (AM) 0x1 Ulisses (AM) e Manoel (AM) 3 x 0 William (AM)
As finais coroaram essa competição na qual o congraçamento entre os atletas foi um dos pontos altos.
Série Ouro:
Final – Wander (PA) 0x2 Alex Jota (AM)
Disputa de 3º Lugar – Wallace (RO) 1x 0 Odair (PA)
Pódio Ouro:
1º Alex Jota
2º Wander
3º Wallace
4º Odair
Série Prata:
Final – Manoel (AM)3×0 Ulisses (AM)
Disputa de 3º lugar – Frota 0 (1) x 0 (2) William
Pódio Prata:
1º Manoel Carlos
2º Ulisses
3º William
4º Frota
Tivemos uma competição que demonstra o crescimento da modalidade dadinho na região, uma maratona de 236 jogos, 453 gols e média de 1,91 gols por partida. Os títulos da Série Ouro e Prata ficaram no Amazonas, com os atletas Alex Jota, Campeão da Série Ouro e Manoel, campeão da Série Prata, ambos atletas da Equipe Wermes.
A organização da Federação Amazonense de Futebol de Mesa (Núcleo Dadinho) está de parabéns pela realização da competição, na qual tivemos o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), comandada pelo Secretário CAIO ANDRÉ OLIVEIRA.
O sucesso da Competição foi grande, e a Copa Norte em sua 2ª edição deverá acontecer novamente em 2020, no Estado do Pará, mais especificamente na cidade de Belém, dando andamento à união do Futmesa do Norte do País, para buscar vôos mais altos no cenário nacional da Modalidade Dadinho.
Texto: Paulo Souza, atleta de Futmesa do Amazonas.