TORNEO CLAUSURA 2018 – ASOCIACIÓN SALTEÑA DE FÚTBOL DE BOTONES
Neste sábado, 15/12/2018 foi disputado o Torneo Clausura da temporada 2018 da Asociación Salteña de Fútbol de Botones na cidade de Salto, Uruguai. O campeonato foi disputado por oito equipes divididas em dois grupos de quatro. O primeiros dois classificados de cada grupo jpgaram as semi finais. As posições dentro do grupo forma determinadas seguindo os seguintes critérios:
a) Por pontos totais,
b) Por resultado na partida entre aqueles que que tenham se igualado em pontos (confronto direto),
c) Por diferença de gols (GF-GC),
d) Pela maior quantidade de gols a favor,
e) Partida decisiva e ser for necessário, disputada por penaltis.
O primeiro colocado do Grupo 1 jogou contra segundo do Grupo 2, e o primeiro colocado do Grupo 2 jogou contra segundo do Grupo 1. Os ganhadores disputaram a final e os perdedores jogaram pelo terceiro lugar. Tanto a final como a partida pelo terceiro lugar, se hovuesse necessidade, teriam três prorrogações de 5 minutos, caso persistisse o empatate, a definição seria por disputa de penaltis. Seguem os grupos:
Grupo 1 | Grupo 2 |
---|---|
Italia – José Avelino Harlequins -Federico Camps Magic Pistons – Ricardo Sánchez VK 67 – Jimmy Pagani |
FC – Tacuabé González Hamburgo – Roberto Fioritti Liverpool – Antonio Ustra Uremberg – Gerardo Mendoza |
A Asociación Salteña de Fútbol de Botones realizou seu último torneio do ano 2018, con vitória do Hamburgo (Roberto Fioritti) depos de uma disputadíssima final com o VK 67 (Jimmy Pagani) que terminou com o placar de 0 x 0 mesmo depois da prorrogação o que obrigou y debió recurrirse a tiros penales.
A final foi velho clássico entre Fioritti e Pagani (próximo ao cincuentenário) que eram os favoritos para disputar-la, sendo que cada uno deles ganhou sua respectiva série.
A grande supresa foi protagoniada pela equipe Harlequins (Federico Camps) um jovem e entusiasta jogador que superou ao Liverpool de Antonio Ustra por diferença mínima.
Além dos que já foram citados, também participaram José Enrique Avelino (Italia), Magic Pistons (Ricardo Sánchez), F.C. (Tacuabé González) e Uremberg (Gerardo Mendoza)
Para a realidade uruguaia, não somente para a cidade de Salto, um torneio de oito participantes, é um grande éxito. As previsões para o próximo ano son muito auspiciosas, além de haver outro estádio en construção.
Cada botonista trata de aumentar sua quantidade de botões e, consequentemente, de equipes com um trabalho que requer bastante tempo e dedicação, pois os “jogadores” são autênticos botões de roupa e, por isso, requer todo um trabalho de lixamento e polimento.
Texto: Jimmy Pagani
Tradução: José Carlos Cavalheiro