MUNDIAL DE FUTEBOL DE MESA 2018 – BRASIL DOMINA NA BOLA 12 TOQUES E A HUNGRIA NO SECTORBALL
Foi realizado no período de 15 até 18 de Novembro no Estádio do Restelo em Lisboa – Portugal o Mundial de Futebol de Mesa das modalidades Bola 12 Toques e Sectorball.
Nesta edição do mundial tivemos a participação de atletas do Brasil, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Polônia, Portugal e Romênia,
A competição teve início no dia 15 com destaque para a final do Mundial Interclubes da modalidade Sectorball. O Testvériseg SE (Hungria) conquistou o tricampeonato ao vencer o CR Vasco da Gama (Brasil) pelo placar de 22-10. Na mesma data, Vasco (Brasil) e Palmeiras (Brasil) conseguiram vencer as equipes do Debreceni (Hungria) e Belenenses (Portugal), confira os placares:
1ª rodada:
Vasco 30×15 Belenenses
Palmeiras 42×6 Debreceni
2ª Rodada:
Vasco 37×10 Debreceni
Palmeiras 30x 15 Belenenses
No segundo dia de competições tivemos no Sectorball a disputa do Mundial de duplas, vencido pela dupla húngara formada por Viktor Lukács & Tamás Szatmári. Kondor G. & János Koczor terminaram na 2ª colocação e a dupla romena formada por Moldovan & Valics Lehel fechou o pódio na terceira colocação.
A Seleção da Hungria recuperou seu título de campeã mundial após sua hegemonia nessa competição ter sido quebrada pela Romênia no mundial de 201. Os húngaros possuiam seis títulos em sequência e agora acumulam sete títulos por equipes.
Na modalidade Bola 12 Toques Nando Ferreira (Brasil) conquistou o título mundial na categoria individual ao derrotar o também cruz-maltino Ednilson Gaffo (Brasil) na grande final. Perroti (Itália) terminou na 3ª colocação e, completando o pódio, Tadeu Sanchiz (Brasil) ficou em 4º lugar.
Na Copa Lisboa, competição para os atletas eliminados na fase classificatória do campeonato individual da modalidade Bola 12 Toques, o pódio foi totalmente brasileiro com Igor Quintaes em 1º lugar, seguido por Dentinho e Paulo Michilin, respectivamente, 2º e 3º colocados.
Ainda no dia 16 tivemos a definição do Mundial Interclubes da modalidade 12 Toques, com o CR Vasco da Gama conquistando seu segundo título mundial ao empatar com a SE Palmeiras pelo placar de 21×21 e ficar com o título no saldo de gols do confronto. Na disputa pela terceira colocação tivemos a vitória da equipe anfitriã pelo placar de 29 x 14 contra os húngaros do Debreceni.
No terceiro dia de competição tivemos a disputa do Mundial individual da modalidade Sectorball, Viktor Lukács (Hungria) se sagrou campeão ao derrotar János Koczor (Hungria) na final. Oláh Tomasz (Hungria) fechou o pódio na terceira colocação.
No último dia de competição tivemos o Mundial de seleções da modalidade Bola 12 Toques. O Brasil chegou ao Tetra Mundial com uma campanha invicta, a Hungria terminou na 2ª colocação e a Romênia completou o pódio na terceira colocação, confira os resultados:
1ª Rodada:
Brasil 3 x 1 Portugal
Hungria 2 x 1 Romênia
2ª Rodada:
Brasil 4 x 0 Romênia
Hungria 3 x 1 Portugal
Disputa de 3º Lugar:
Romênia 2 x 1 Portugal
Final:
Brasil 4 x 0 Hungria
Brasil 2 x 0 Hungria (agregado) Brasil 6 x 0 Hungria
* Final disputada em 2 (duas) rodadas.
Nota: Em paralelo a disputa do Mundial, tivemos a disputa do Torneio dos Descobrimentos, com a presença das equipes do Belenenses, Palmeiras e Vasco. O título ficou com a equipe portuguesa de forma invicta. O Vasco da Gama ficou na 2ª colocação e o Palmeiras com o 3º lugar. Tivemos ainda a disputa da Taça Atlântico entre as seleções do Brasil e Portugal, com o selecionado português se sagrando campeão.
Texto: Marcelo Lages Ramalhete