LUSA FUTMESA TV FALA SOBRE REGRAS INTERNACIONAIS

Abel Cêpa e Paulão Costa convidados pelo Lusa Futmesa TV para falar sobre Regras Internacionais
Abel Cêpa e Paulão Costa convidados pelo Lusa Futmesa TV para falar sobre Regras Internacionais

A Lusafutmesa TV, no dia 27/09/2018, fez uma transmissão ao vivo com a participação de Abel Cêpa e Paulão Costa, ambos atletas do Vasco da Gama. Pela Portuguesa estiveram presentes Alenio Cheble, Horácio Junior, Pedro Carlos e Toninho. Os atletas do Vasco da Gama foram convidados para falar sobre as regras internacionais praticadas na Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ).

No ínicio do programa Alenio e Horácio falaram sobre a conquista, pela Portuguesa, do Campeonato Estadual de Equipes da Categoria Cavado, o que fez com que o clube tenha chegado ao seu décimo segundo título, tornando-o o maior campeão de Disco da FEFUMERJ.

Houve uma apresentação de Sectorball ao vivo em uma partida em que Abel Cêpa e Paulão Costa se revezaram enfrentando Toninho.

Paulão Costa explanou sobre a mecânica de jogo do Sectorball, além de detalhes da modalidade originária da Hungria. Toninho (Portuguesa) explicou que com os novos materiais proveniente da Hungria (botões e réguas) a tendência é a melhoria do nível do jogo praticado no Rio de Janeiro. Foi lembrando que a 2ª Etapa do Campeonato Estadual Individual 2018 de Sectorball será realizada no próximo sábado, 29/09/2018, e o Sul-Americano de Sectorball no dia 13/10/2018, além da disputa do Campeonato Mundial de Equipes entre o Vasco da Gama e os favoritos húngaros que será realizada em novembro.

Abel Cêpa falou sobre a modalidade Chapas, lembrando que a Espanha é percursora e potência. Comentou também sobre sua grande aceitação na América do Sul, notadamente nos países de língua espanhola, e da participação em alguns países da África. Ressaltou que ainda existe uma dificuldade na unificação das regras praticadas nos diversos países. Falou também das particularidades da regra, tempo de jogo e de sua similaridade com o Subbuteo como também das perspectivas de ser uma modalidade oficial da FEFUMERJ. Também ressaltou que o baixo custo para a aquisição de materiais poderá fazer a modalidade Chapas seja uma porta de entrada para a crianças praticarem o futebol de mesa e fazerem a renovação das outras modalidades.

Abel Cêpa falou também sobre o Subbuteo, originário da Inglaterra, que é a modalidade com mais praticantes no mundo, da grande sua organização e dos campeonatos mundiais, que são organizados pela Federation International of Sports Table Football (FISTF), separadamente de outras modalidades. Trouxe também o material de jogo para ser mostrado, além das particularidades da regra. O apresentador do programa, Alenio Cheble, comentou que recebeu uma informação de que o Subbuteo entraria nas casas de apostas da Inglaterra.

Confira abaixo a transmissão feita através do canal de Facebook Lusa Futmesa: