FEDERAZIONE ITALIANA SPORTIVA CALCIO TAVOLO – UM CASO DE SUCESSO
A Tabela da Federação Italiana de Futebol de mesa (FISCT) é responsável pela organização e gestão da competição de futebol de mesa (Subbuteo) no território italiano. A FISCT é membro da Fédération Internationale de Sport Football de Table (FISTF), que é o órgão de referência para a disciplina mundial.
A FISCT organiza anualmente os campeonatos individuais e de equipes, a Copa da Itália, a Supercopa da Itália, tanto a nível absoluto quanto a nível juvenil e feminino. No futebol de mesa, de fato, existem seis categorias: Open, Veterano, menores de 19, 15 e 12 e Damas.
O Subbuteo, um jogo universalmente conhecido que teve sua propagação máxima em nosso país entre os anos 70-90. Mas dentro do FISCT também é jogado com materiais tradicionais, apenas da época do “boom” e também, neste caso, são organizados Campeonatos e Copas da Itália.
A Federação também supervisiona o FISCT Tour, o circuito com etapas organizadas semanalmente em várias cidades italianas, pelos clubes associados. Finalmente, ela cuida das equipes nacionais que participam dos campeonatos mundiais e de qualquer outro evento internacional. A Associazione Italiana Cultura Sport (AICS) é a agência de promoção esportiva de referência da FISCT e de todo o esporte italiano.
Para que se tenha uma idéia da força do Subbuteo Italiano, na Copa do Mundo de 2015, realizada em seu território (San Benedetto del Tronto) seus atletas venceram todas as competições individuais de menores (U19, U15 e U12) e quase todas as competições por equipes (Open, U19, U15 e U12) sendo batidos pela espanha na competição de Veteranos e pela Bélgica na competição de Damas. Venceram também quase todas as competições por equipes (Open, U19, U15 e U12) sendo apenas batidos na competição de Veteranos, vencida pelos espanhóis.
Na Copa do Mundo de 2016, realizada em Frameries (Bélgica), os italianos novamente venceram as competições individuais de menores (U19, U15 e U12), além da categoria Veterano. Nas competições por equipes perderam apenas na categoria Damas e U19 (ambas para a Bélgica).
Na última Copa do Mundo, realizada em Élancourt (França), seus atletas venceram todas as competições individuais de menores (U19, U15 e U12) e quase todas as competições por equipes (Open, Veteranos, U19, U15 e U12) sendo apenas batidos na competição de Damas, vencida pelas belgas.
Em 2018 a previsão é que a Copa do Mundo seja realizada em Gibraltar e, pelo visto, podemos esperar que uma onda azul impacte em cheio a Coluna de Hércules.
Fonte: www.fisct.it/