AMERICA FC É O CAMPEÃO ESTADUAL INTERCLUBES 2016 DA MODALIDADE DADINHO

AMERICA FC É O CAMPEÃO ESTADUAL INTERCLUBES 2016 DA MODALIDADE DADINHOForam realizadas na sede da FEFUMERJ, mais precisamente na AABB Tijuca, as finais do Campeonato Estadual de Equipes 2016. Estava em jogo à disputa pelo título estadual, de 3º lugar e da Copinha. O America FC, conseguiu com muito sacrifício o título em cima de um Flamengo fortíssimo. Já na disputa de 3º lugar deu Fluminense FC, que derrotou o Piedade TC. Na Copinha, dois gigantes do futmesa carioca: Tijuca TC x River FC, deu Tijuca TC.

FINAL DA COPINHA – TIJUCA TC X RIVER FC
Pela Copinha, dois gigantes se enfrentaram, 03 títulos nacionais, 01 título estadual, 01 final de estadual, de um lado o River FC, tentando retomar as glórias do passado, como um atleta riverense disse: “um título é um título, não interessa se é copinha, copa ou copão, o importante é se divertir!” Do outro um Tijuca, bicampeão brasileiro, com atletas em seu elenco campeão brasileiro individual, realmente duas potencias. Tanto que o jogo foi bastante equilibrado, ora a parcial estava empatada, ora uma ou outra equipe avançava por 01 ponto. Ao fim da 1ª etapa o Tijuca abriu vantagem, e apenas administrou no segundo turno, fechando a partida em 21×16 em cima do River, faturando de forma espetacular mais um título para o currículo dessa grande equipe.

DISPUTA DE 3º LUGAR
Na disputa do 3º lugar uma reprise da final da Copinha de 2015: Fluminense FC x Piedade TC, demonstrando a evolução dessas duas equipes. De um lado a terceira colocação era obrigação, já que o Fluminense tinha o título estadual como objetivo, mas foi eliminado pelo America na semifinal. Do outro lado a terceira colocação era a afirmação de toda uma temporada brilhante, o Piedade ficou no “quase” no brasileiro no início de 2016, quando terminou na 1ª colocação geral da qualificatória, porém caiu para a prata na 2ª fase, uma equipe em plena ascensão. Assim como em 2015, o Fluminense dominou a partida desde o início, chegando a estar 10×3 em cima do Piedade, na 2ª etapa houve uma reação da equipe da Zona Norte carioca, mas chegou tarde demais. O Tricolor das Laranjeiras fechou o placar em 22×16 e faturou a terceira colocação, coroando a boa fase do time de guerreiros em 2016.

FINAL DO ESTADUAL
Na final do Campeonato Estadual 2016, teve fortes emoções. Simplesmente as duas equipes mais fortes no Estado do Rio de Janeiro nestes últimos dois anos. CR Flamengo: campeão brasileiro e estadual em 2015. America FC: vice-campeão brasileiro 2015 e 2016 e vice-campeão estadual 2015. Para a equipe rubro-negra, uma formalidade, estar disputando um título estadual, já havia conquistado três, dois em cima da equipe americana (2012 e 2015). Para o America, uma quebra de tabu, uma afirmação de gigante no cenário carioca, apagar de vez a sina de vice-campeão para o Flamengo. O time rubro começou focado, venceu todas as 5 primeiras rodadas do 1º turno, abrindo 07 pontos de vantagem para a 2ª etapa. O time da Gávea que estava meio desconectado da partida, iniciou o 2º turno na busca do America, encostando rodada a rodada no placar, o que eram 07 pontos de vantagem, foi diminuindo para 06, 05, 04, 02…o Flamengo estava caçando o America na mesa.

AMERICA FC CAMPEÃO ESTADUAL INTERCLUBES 2016

A equipe americana estava tensa, nervosa, não conseguia entender como estavam deixando o Flamengo encostar, debatiam entre si, as mãos iam a cabeça, surgiu uma dúvida no ar: será que o Flamengo é realmente gigante e o America estava se apequenando na mesa? O placar estava 20×18 para o America na 10ª e derradeira rodada, um empate bastava para os rubro-negros, pois tiveram melhor campanha, uma vitória por 02 pontos de diferença igualaria o Flamengo ao desfiliado Clube Maxwell com 04 títulos estaduais, apenas um 2×0, 3×0 ou 3×1, até mesmo mais no placar da rodada, poderia ter sido fácil para o Time da Gávea, já que fizeram 3×0 na 7ª rodada. Mas do outro lado tinha um America focado, aguerrido, que colocou seu coração na mesa, não queria o vice-campeonato mais uma vez, queria quebrar o tabu, queria fazer história. Com muito sacrifício a vitória veio no “tem chute”, mas dessa vez do adversário. O soar do alarme indicava o término da partida, de um lado o Tijuca sagrava-se campeão da Copinha, do outro o Fluminense conseguira a terceira colocação no estadual, mas as vistas se viraram para o meio, onde estavam apenas o atleta flamenguista e o atleta americano, na contagem de pontos um olhou para o outro e temiam que o título estadual estava nas mão do atleta do Flamengo, novamente mãos iam a cabeça, bocas não falavam, olhos não queriam ver, até camisas cobriam rostos, o silencio pairou naquele momento, um momento único para um jogador de futmesa, ainda mas sabendo que todo trabalho da temporada estava nas mãos dele. Derepente na sala só dava para notar o rosto de Maia Junior do America apreensivo, “secando” o atleta flamenguista para errar. Como se rufassem tambores no salão da AABB, o rubro-negro chuta o dadinho e o mesmo cisma em não entrar para o gol, causando uma euforia e uma gritaria emocionante: o America era campeão estadual! O placar da partida era o que menos interessava no momento, mas aquele chute vai ficar marcado para ambos atletas, é uma sensação de tremor e depois de alívio, tensão e emoção, essas expressões estavam estampadas no rosto do Junior, com o placar de 22×21 o America sagrou-se bicampeão estadual.

CR FLAMENGO VICE CAMPEÃO ESTADUAL INTERCLUBES 2016

Parabéns a todas as equipes que participaram deste torneio muito disputado e em alto nível. Aos que participaram desta final emocionante, os parabéns, todos são campeões: na amizade, confraternidade e no amor pelo esporte ao qual dedicamos muito de nossas vidas para poder disputar.

“Bola é quadrada, mas o gol é de placa!”

Texto: Daniel Castro – Diretor de Comunicação FEFUMERJ DADINHO