AS ORIGENS DO FUTEBOL DE MESA NA CATALUNHA

Caixa de botões da avó Carmen. Fotografia de Handmade Press.

As origens do jogo na Catalunha remontam aos anos quarenta do século XX, durante a guerra. Naquela época, havia poucas opções e meninos e meninas se divertiam com brinquedos que eles mesmos confeccionavam. Ninguém sabe exatamente como ou por que, mas nas escolas, especialmente nas dos jesuítas, alguns professores deram botões aos alunos, sugerindo que eles jogassem durante seu tempo de lazer.

O jogo de botões rapidamente se espalhou em outras escolas em Barcelona e mais tarde por toda a Catalunha, que era uma prática comum, e muitas vezes se via crianças brincando no chão ou sobre uma mesa com as traves feitas de papelão ou madeira .

Assim começaram os “ataques” nas caixas costura da mãe e da avó para tomar botões camisa para usá-los como uma bola e como grandes jogadores do futebol de campo da época para que todos pudessem ter em suas equipes craques como Basora, Kubala, Moreno, Manchon Ramallet e Seguer, entre outros.

Os professores perceberam que, além de se divertir, os alunos desenvolveram uma maior capacidade de concentração, além de desenvolver corretamente as habilidades motoras finas. Também ofereceu uma melhor compreensão do espaço e aprendizagem do sentido táctico. Como muitos jogos populares, o Futebol Botões também contribuiu para a sua educação.

Entretanto, a partir dos anos setenta, com o aparecimento do plástico e um maior poder de compra das famílias, as crianças começaram a ter acesso a novos brinquedos, mais chamativos, coloridos e e o futebol de botões foi desaparecendo, tornando-se “jogo de pobres”.

No entanto, continuou a ser praticado em casa, onde os pais, que aprenderam na escola, seguiram, convertendo, às vezes, a mesa de jantar em campo de jogo. Botões de futebol ficou, assim, relegado à esfera doméstica. A caixa de costura da avó continuou sendo o principal fornecedor de “jogadores”. No final dos anos oitenta os lojistas começaram a perceber que as crianças compravam botões para jogar e não para costurar. Para uma criança para entrar em uma loja de aviamentos era como estar em um palácio cheio de brinquedos e a situação permaneceu assim até meados dos anos noventa, quando a primeira associação criada na Catalunha.

Em função de uma discussão entre os membros do Pipa Club da Plaza Reial novamente à tona Futebol de Botões, já com os primeiros campos de jogo e metas pintados feitos para a ocasião.

Este fato, juntamente com a publicação de um artigo sobre o futebol Botões no El Periódico de Catalunya, resultou na criação da Associació Catalana de Futbol Botons (ACFB) e assim começaram as primeiras competições oficiais.

Reprodução: https://buttonmakerbcn.wordpress.com/els-origens-del-joc/ (texto em catalão)
Adaptação: José Carlos Cavalheiro

Nota: Nos dias de hoje o futebol de botões se espalhou por outras regiões da Espanha como na Comunidade Valenciana e na Andalucia. O futebol de botões praticado por lá, assemelha-se à modalidade Disco, sendo permitido um toque por jogador por vez. Pelo fato de ser jogado com botões de roupa adaptados, o jogo tem similaridades com aquele que é praticado na cidade de Salto, no Uruguai, onde também são utilizados botões de roupa e os goleiros são botões de maiores dimensões. Curiosamente, o futebol de mesa chegou à cidade através de um professor brasileiro de Educação Física.