MUDANÇAS NA REGRA BOLA 12 TOQUES A PARTIR DE 01 DE JULHO DE 2016
As mudanças passam a ser válidas em todo território nacional, a partir do dia 01 de julho de 2016. No final do ano será avaliada a eficácia da mudança e, se o saldo for positivo, então as alterações serão oficializadas.
A mudança que está provocando polêmica, é que não permitirá a arrumação dos botões na cobrança de tiro de meta, que apenas poderá ser feita apenas nas saídas de início dos tempos e quando aconteçam gols. Alguns reclamam que os melhores jogadores aumentarão o número de gols por jogos (goleadas homéricas). Outros defendem que isso evitará que se faça cera na arrumação da marcação.
Outras críticas são a forma como o processo foi conduzido, sem uma ampla consulta, sem torneios de teste e sua implementação no meio do ano.
Capitulo X – Do Posicionamento dos Botões
Art. 27. A Arrumação geral dos botões obedecerá exclusivamente o exposto nos artigos 25 e 26, sendo vedada a arrumação geral dos botões em qualquer outra hipótese.
Parágrafo único. Só é permitida a arrumação geral dos botões quando houver saída de bola ao centro de campo(saídas das fases ou seja primeiro e segundo tempo, e saídas após gol).
Capitulo XI – Do acionamento e movimentação dos Botões e Goleiros
Art.42 . toda vez que houver arrumação dos botões antes da execução de saídas de bola ao centro, o jogador terá o direito de posicionar seu goleiro dentro dos limites da área penal (grande área), observada a regra da distância mínima (8 cm) entre ele e os botões do mesmo time. O mesmo vale após os até 3 (três) toques regulamentares do goleiro, quando for acionado, ou tiro livre indireto cobrados pelo mesmo,devendo nesses casos manter a distância também dos botões do time adversário.
Capitulo XVI – Do tiro de Meta
Art.69 — Mesmo no chute a Gol não há arrumação geral de botões, devendo o time que for cobrar o tiro de meta puxar um botão para cobrança ou faze-la com o goleiro sem mexer nos botões seus e do adversário.
Fonte: Paulo Antunes