6ª ETAPA DO ESTADUAL INDIVIDUAL DEFINE OS CAMPEÕES DE 2022

No próximo fim de semana terá prosseguimento o Campeonato Estadual Individual da modalidade 12 toques em duas categorias: máster, no sábado, dia 24 de setembro e adulto, no domingo, dia 25 de setembro, com a realização da sexta e última etapa – a Copa Geraldo Cardoso Décourt.

A competição terá atletas do America, Botafogo, Entrerriense, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Olaria e Vasco. E será realizada na Sala da Divisão de Futebol de Mesa do Vasco da Gama, situada no mezanino do ginásio principal do estádio de São Januário.

Ao longo do ano, conforme calendário divulgado pela modalidade, foram disputadas outras cinco etapas e cada atleta descarta o seu pior resultado. Ao fim destas seis etapas, aquele que somar o maior número de pontos no ranking será o campeão estadual em cada categoria.

Na categoria master, estão na disputa pelo título José Carlos (Botafogo) e Armando (Flamengo), que é o atual campeão, em 2019, já que 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, não foram realizadas as competições. Cada um deles venceu duas etapas em 2022. A última foi conquistada por Marco Antônio (Vasco), que disputa com Moacir (America), o 3º lugar geral.

E na categoria adulto foram cinco campeões diferentes das etapas até aqui. Felipinho, Nando, Marcus Vinícius e Evandro Gomes, todos do Vasco, e Lucas Cavalcante, do America. A disputa do título está entre o atleta rubro e dois vascaínos: Marcus Vinícius e Nando (atual campeão estadual 2019).

As inscrições se encerram nesta quinta-feira(22/09) e o sorteio dos grupos será realizado nesta sexta-feira (23/09) no Canal da 12 Toques no YouTube. Assista em e confira os grupos da competição.

A entrada é gratuita para quem quiser acompanhar e torcer.

Geraldo Cardoso Décourt

A nomenclatura da Etapa é uma homenagem àquele que criou a primeira regra do esporte.

Geraldo Cardoso Décourt (14/02/1911 – 27/05/1998) foi um dos grandes divulgadores e difusores do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa no Brasil (e não o fundador como muitos dizem). Por volta de 1928, Décourt criou o Celotex, que era o material usado para a confecção dos botões. Lança na mesma época o primeiro livro de regras publicado.

Vale salientar que esta regra não é mais utilizada, porém foi aprimorada e foi fundamental para o que é hoje utilizado nas mais variadas regras existentes no esporte.

Décourt conquistou o reconhecimento e admiração de uma legião de praticantes por sua incansável dedicação em colocar a brincadeira como um dos entretenimentos mais populares do Brasil. Nascido em Campinas/SP, foi pintor, escritor, compositor e ainda o maior propagador do futebol de botão em nosso país. O dia 14 de fevereiro dia do seu nascimento foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, no ano de 2001, como o “Dia do Botonista”.

* Fonte: Site da Federação Paulista de Futebol de Mesa

Texto: Igor Monteiro | Diretor de Comunicação Bola 12 Toques | FEFUMERJ