20 ANOS DO RECONHECIMENTO DA FEFUMERJ COMO A ÚNICA FEDERAÇÃO DE FUTMESA DO RIO DE JANEIRO

Há exatos 20 anos foi definida a disputa entre a Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de janeiro (FEFUMERJ) com a Federação de Futebol de Botão do Estado do Rio de Janeiro (FEBOERJ) para saber qual das duas seria a única responsável pelo futebol de mesa no nosso estado.

A contenda foi definida pelo então presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) — Sr. Jomar Moura — durante a disputa do Campeonato Campeonato Brasileiro da Regra 12 Toques de 2004, realizado na antiga sede do America FC, na Rua Campos Salles. A FEFUMERJ ganhou esse conflito por uma questão de antiguidade, pois havia sido fundada em 1982, muito antes da FEBOERJ. No ano de 2005 foi criada uma comissão entre os representantes de ambas federações para que a FEBOERJ fosse incorporada à FEFUMERJ, e fosse feito o novo Estatuto da federação unificada, um trabalho comandado pelo então vice-presidente da entidade — Sr. Flavio Chammas — que posteriormente assumiria o cargo de presidente, ocupando o lugar do primeiro presidente — Sr. Milton Pedreira. Atualmente o Sr. Claudio Pinho ocupa essa função.

Esses dois fatos são a base do que hoje é a organização formal do esporte em nosso estado e, por esse motivo, a data do reconhecimento da FEFUMERJ como a federação encarregada do futebol de mesa no Rio de Janeiro, merece ser celebrada.

Texto: José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ