1° CAMPEONATO NACIONAL DE FUTMESA “OÁSIS NO ATACAMA”

1° Primeiro Campeonato Nacional de Futmesa “Oásis no Atacama”Alegre, emocionante, muito competitivo e amistoso ao mesmo tempo, com uma mensagem de motivação e esperança. Assim pode ser um resumo do que foi o Primeiro Campeonato Nacional de Futmesa “Oásis no Atacama”, no Chile.

Depois de implantar o Futmesa em sete (7) Estados diferentes, de sul ao norte do país, em mais de nove (9) cidades, e de realizar três (3) campeonatos regionais chegou o momento de fazer um evento nacional.

O maior desafio foi a distância. O Chile possui de Arica (extremo norte) a Punta Arenas (extremo sul) 5.185 Km, ou seja, quase a mesma extensão do Brasil que de Oiapoque a Chuí possui 5.500 km aproximados. O país é didaticamente dividido nas seguintes regiões: Sul, região metropolitana, pequeno norte e grande norte. Em quase todas as regiões existe o Futmesa Chile.

Todos os campeonatos regionais e agora o nacional foram realizados no extremo norte, ou seja, grande norte. Essa região está totalmente dentro do Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo, tão seco que até a alma tem sede.

Depois de 06 meses de planejamento, divulgação e trabalho aconteceu o campeonato. Quatro (4) cidades, sete (7) escolas de futmesa, 15 botonistas, 36 jogos, 88 gols ( a maior média de todos os campeonatos: 2,44 gols por jogo), treze (13) medalhas e quatro (4) taças, o maior evento do Futmesa Chile.

O grande bicampeão regional Jean Carlos enfrentou dois fortes rivais, o campeão do Liceo A 26, José Luis e o jornalista de todos os eventos, o filho de missionário Davi Faria, brasileiro, que até este evento atuava somente como jornalista. O Jean Carlos cumpriu com o esperado e foi campeão invicto, perdendo só dois pontos para Davi Faria que terminou em segundo lugar também invicto. Jean Carlos fez 24 gols e Davi Faria 21. José Luis terminou em quarto lugar, depois de perder o último jogo contra Juan Rojo que nunca havia conquistou uma medalha, apesar de ter participado de todos os campeonatos realizados.

Na categoria até 10 anos a campeã foi a filha de missionário Miriã Faria, que vinha de uma medalha de ouro conquistado no verão passado.

Os títulos por equipe ficaram com a igreja CABAMI, última campeã regional e agora a primeira campeã nacional, dos botonistas Jean Carlos e Miriã Faria. O vice-campeonato foi para a escola de esportes Nova Esperança, que é a segunda melhor medalhistas dos campeonatos regionais, e o terceiro lugar levou a igreja MIES, que depois de muito tempo voltou a ganhar medalhas.

A mensagem do evento foi “¡En Cristo somos más que vencedores!” mostrou que é possível desenvolver uma vida feliz, alegre, sonhar com grandes coisas e lutar por elas, além de acreditar na única esperança eterna.

O encerramento foi uma surpresa, e nada melhor que uma festa com uma fogueira na beira do mar, no Oceano Pacífico, para celebrar este maravilhoso encontro. Já existe saudade e uma enorme motivação para o Segundo Campeonato Nacional que deverá ser em abril de 2015 na região metropolitana do país.

O futmesa Chile é um trabalho missionário, sócio-evangelístico desenvolvido em território chileno com amor, dedicação e muita gratidão a todos que apoiam e acreditam no mesmo.

Texto: Pr. Aleksei Rodrigues Faria